Berlinale 2012 exibirá produção brasileira


A Berlinale 2012, Festival de Cinema de Berlim,  divulgou nesta semana a lista parcial de filmes que deverão compor a mostra Panorama, que apresenta produções atuais de diversos países.

O longa-metragem brasileiro “Xingu”, que narra as aventuras dos irmãos Villas Bôas, com direção de Cao Hamburguer, está entre os 20 títulos divulgados para a seção, que terá 50 filmes, e é o único brasileiro anunciado até o momento.

A produção nacional não participará da mostra Competição, cujos selecionados concorrerão ao prêmio principal do festival, o Urso de Ouro. O júri deste ano será presidido pelo diretor britânico Mike Leigh, acompanhado pela atriz francesa Charlotte Gainsbourg e pelo diretor francês François Ozon. O diretor iraniano Asghar Farhadi, vencedor do Urso de Ouro de 2011 com “A Separação”, também estará presente na banca julgadora.

Na edição de 2012, a Berlinale homenageará a atriz norte-americana Meryl Streep com o Urso de Ouro Honorário, em reconhecimento pelo conjunto de sua carreira.

A homenagem será finalizada com um ciclo especial de apresentação de seis filmes marcantes da carreira de Streep, como “As Pontes de Madison”, de Clint Eastwood.  A recente produção “A Dama de Ferro”, que tem a atriz no papel de Margaret Tatcher, também será exibida no festival.

 A mostra retrospectiva do festival apresentará alguns dos mais célebres filmes dos estúdios Babelsberg, que completa 100 anos. “O Anjo Azul”, de Marlene Dietrich, e o mais recente “O Leitor”, com Kate Winslet, estarão entre os longas exibidos.

Para abrir a 62ª edição da Berlinale, que vai de 9 a 19 de fevereiro e exibe em torno de 400 filmes por ano, foi escolhida a parceria franco-espanhola “Les Adieux à la Reine”, dirigida por Benoît Jacquot e  inspirada no romance homônimo de Chantal Thomas.



Divulgação
Divulgação