Um levantamento feito pela KPMG em dez países indica que 70% das grandes companhias já estão nas redes sociais. A pesquisa ouviu cerca de 4 mil profissionais em dez dos maiores mercados mundiais e revelou também que a tendência é ainda mais forte nos países emergentes.
Em países como China (82,7%), Brasil (68,1%) e Índia (70,2%) o uso de redes como Facebook e twitter pelas companhias se mostrou mais disseminado do que nos países desenvolvidos. Com exceção dos Estados Unidos (71,5%), em países como Inglaterra, Canadá e Suécia, as empresas atuantes nessas mídias representam de 40% a 50%. Na Alemanha, menos da metade das organizações pesquisadas se disseram ativas em mídias sociais.
Em parte, isso pode ser atribuído ao fato de que as empresas em mercados emergentes dependem menos de estruturas rígidas e tradicionais. Somado a isso, há a redução nos custos com acesso à internet e dispositivos, aponta a KPMG.
A adesão às redes sociais é mais forte nos setores que têm grande volume de consumidores, como comércio, serviços financeiros e comunicações. Estreitar o relacionamento com os consumidores é o principal interesse das empresas nas redes sociais. Essa justificativa foi apontada por 66% dos entrevistados. Desenvolvimento de negócios, suporte ao cliente, monitoramento da marca e recrutamento de profissionais foram outros motivos citados.
Também, algumas companhias já recorrem às mídias sociais como laboratório para lançar produtos. O estudo indica que 26,4% das empresas começam a usar as redes com essa finalidade, enquanto 30,6% estão expandindo essa prática e 14,1% pretendem iniciá-la em breve.