Projeto Neojibá leva música clássica para jovens

Com o apoio financeiro do Estado da Bahia e da Deutsche Welle, empresa internacional de comunicação da Alemanha, o Projeto Neojibá tem como objetivo levar o ensino de música clássica aos jovens e crianças baianos de todas as classes sociais.

O programa, que teve início há 5 anos, conta com um corpo docente  dirigido pelo  pianista Ricardo Castro, responsável pela formação de núcleos de orquestras e corais infanto-juvenis no Estado da Bahia. Além do aprendizado musical, que inclui aulas de piano, percussão, cordas e canto, a equipe também auxilia os alunos na prática de exercícios de cidadania e comportamento social.

Atualmente, participam do Neojibá duas orquestras principais: a Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho (J2J), que tem 94 integrantes entre 12 e 25 anos, e a Orquestra Castro Alves (OCA), com 59 integrantes de 8 a 18 anos.

Além delas, o projeto abrange a Orquestra Pedagógica Experimental, que capacita músicos de cordas, com idades entre 8 e 15 anos. Esta orquestra foi criada a partir do interesse de jovens do coral do Colégio Estadual Iceia de Salvador em participar do Neojibá.

Em agosto do ano passado, a Orquestra Juvenil da Bahia ingressou no Festival Jovem Euro Classic, em Berlim. Os jovens integrantes do projeto também já se apresentaram em lugares como Londres, Lisboa, Genebra e Venezuela, e continuarão excursionado por outros países durante o ano.

 

Neojibá
Neojibá