A Siemens está equipando o metrô de Paris com a tecnologia driverless, sistema de sinalização mais moderno do mundo para essa modalidade de transporte, baseado no conceito de automação integral. Os primeiros equipamentos já foram instalados em vagões da Linha 1 do metrô, que percorre os principais pontos turísticos da cidade francesa de Leste a Oeste, como o Museu do Louvre e a tradicional avenida Champs-Elysées. Até 2013, todos os 49 trens da linha que conta o maior número de passageiros da capital francesa devem operar com a tecnologia driverless.
A tecnologia permite a operação remota dos trens, reduzindo o intervalo de circulação entre as composições e, consequentemente, menos tempo de espera para o usuário na estação. As paradas serão a cada 85 segundos, 20 a menos que atualmente, e toda a movimentação do sistema metroferroviário será monitorada por uma central de controle, também equipada pela Siemens. A automatização da linha permitirá ainda uma maior flexibilidade na troca de direção dos trens, o que facilitará o tráfego de usuários durante eventos esportivos e grandes feiras de negócios. A modernização inclui também a instalação de portas de plataforma, que trarão mais segurança a cerca de 725 mil pessoas que circulam pelas 25 estações diariamente.
Outra solução inédita no sentido da inovação tecnológica é o retificador controlado, que permite regular o consumo de energia para atender os trens e evitar o desperdício. A linha 14 do metrô de Paris, que já utiliza a tecnologia da Siemens, reduziu em 15% o consumo de energia por ano. Além da França, o sistema driverless já é conhecido pelos usuários de metrô dos Estados Unidos, Espanha e Argélia.
No Brasil, a Siemens desenvolveu o sistema para os trens na Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, que é operado pela concessionária ViaQuatro. Em breve, as linhas 2 e 4 de Budapeste também serão modernizadas com a tecnologia.