Publicidade

Destaque Responsabilidade Social
4 de março de 2025

Projeto da Volkswagen vence “Prêmio Ser Humano” na categoria ESG

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

O projeto “Colorindo em Ação”, da Volkswagen do Brasil em parceria com a ONG Parceiros Voluntários e a Fundação Grupo Volkswagen, conquistou a categoria ESG do Prêmio Ser Humano, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP). “Colorindo em Ação” é um projeto de apoio à Casa Neon Cunha, que oferece acolhimento, abrigo e apoio psicossocial e jurídico à população LGBTI+ em situação de vulnerabilidade na região do Grande ABC.

Com o projeto, a ONG fortaleceu suas operações, se tornando um centro de acolhimento permanente e sustentável. “Colorindo em Ação” ofereceu à Casa Neon Cunha uma consultoria de governança, estruturação organizacional e capacitação sobre o funcionamento do Terceiro Setor coordenada pela ONG Parceiros Voluntários. A iniciativa promoveu a melhoria de pilares como gestão administrativa, planejamento financeiro e captação de recursos.

Na Volkswagen, o projeto foi idealizado pela área de Diversidade & Inclusão da empresa, em parceria com o grupo de diálogo Colorindo, formado por pessoas colaboradoras voluntárias da VW para atuar em prol da causa LGBTI+. O projeto contou também com trabalho voluntário de colaboradores da Volkswagen do Brasil e com suporte técnico da Fundação Grupo Volkswagen.

“É motivo de muito orgulho para todos nós, da Volkswagen do Brasil, receber o Prêmio Ser Humano, da ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), na categoria ESG. Esse importante reconhecimento comprova que seguimos evoluindo como uma empresa cada vez mais humana e conectada com as pessoas. Afinal, a Volkswagen é a marca das pessoas. E dentro do trabalho de Governança, Diversidade & Inclusão, do qual eu sou padrinho do pilar LGBTI+, é uma satisfação ver o ‘Colorindo’, o grupo de afinidade que pauta o pilar LGBTI+ na Nossa VW, expandindo seu propósito em prol da comunidade. Com o apoio da ONG Parceiros Voluntários, conseguimos fortalecer ainda mais a Casa Neon Cunha, que já vem fazendo um trabalho fantástico no acolhimento da comunidade LGBTI+. O prêmio coroa nossas ações inclusivas e demonstra que semeando respeito, colhemos inclusão”, afirmou Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil e padrinho do grupo de diálogo Colorindo.

“Este projeto foi essencial pois auxiliou a Casa Neon Cunha a entender conceitos de gestão, qualidade e governança. Depois do projeto e definições de governança e gestão da Casa Neon Cunha, nossa ONG atende por 24 horas, empregou mais de 20 pessoas e abriga 16 pessoas. Estamos de fato gerando transformação social!”, afirmou Paulo Cunha, presidente da ONG Casa Neon Cunha.

O apoio à Casa Neon Cunha também contou com a doação de R$ 70 mil, realizada pela Fundação Grupo Volkswagen, para a manutenção de suas atividades. “A parceria entre a Fundação Grupo Volkswagen e a Casa Neon Cunha teve início há mais de dois anos e, desde então, temos fortalecido nossa atuação em prol da mobilidade social de grupos minorizados, como a comunidade trans e travesti. Nossas ações incluem cursos de qualificação profissional, retificação de nome e assistência social, por exemplo, além de doação financeira para a manutenção das atividades da organização. Infelizmente, o Brasil é um dos países mais violentos para a população LGBTI+ no mundo. O preconceito e a discriminação afastam grande parte das pessoas trans da escola e, consequentemente, dificultam seu acesso ao emprego digno, perpetuando um ciclo de exclusão e desigualdade. O reconhecimento da ABRH-SP vem para reforçar o nosso compromisso com a diversidade, equidade e inclusão e, sobretudo, com a mobilidade social das pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, comentou Vitor Hugo Neia, diretor geral da Fundação Grupo Volkswagen.

De acordo com a superintendente da ONG Parceiros Voluntários, Anna Paula Montini, a premiação reconhece a relevância de ações que contribuem para o fortalecimento e perenidade das OSCs (Organizações da Sociedade Civil) – um dos principais pilares de atuação da entidade – e também valoriza a atuação articulada entre empresas e o terceiro setor. “Estamos muito felizes com essa parceria com a Volkswagen que demonstra que tecnologias sociais como as da Parceiros Voluntários podem ser utilizadas em iniciativas inovadoras de ESG. É muito bom ver os nossos 28 anos de atuação renovando sua vocação para gerar impacto social transformador”, afirmou Anna Paula.

 

A Fundação Grupo Volkswagen também apoia a visibilidade trans por meio de seus projetos e criou a Linha Pride, com produtos exclusivos inspirados na causa. A Linha Pride foi concebida em parceria com os integrantes do Colorindo, grupo de diálogo LGBTI+ da Volkswagen do Brasil.

Os itens são confeccionados pelas integrantes do projeto Costurando o Futuro, da Fundação Grupo VW, que capacita profissionais de costura. Por meio da técnica do upcycling, tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo VW e fornecedores são transformados em mochilas, estojos, nécessaires, entre outros itens, contribuindo com a sustentabilidade do planeta.

Em 2024, a Fundação também financiou um curso de qualificação profissional em corte e costura para as pessoas atendidas pela Casa Neon Cunha, ampliando as possibilidades de renda e mobilidade social.

Compartilhe:

Artigos relacionados