A Alemanha pode não ser o país do Carnaval, mas por lá o comércio e o setor hoteleiro também esperam ansiosos pela “fünfte Jahreszeit”, ou quinta estação, como é chamada a folia. Em cidades como Colônia, Dusseldorf e Mainz, onde o Carnaval é mais festejado, também se beneficiam as empresas de taxi e a indústria de brinquedos, responsável pela fabricação de fantasias, pinturas e assessórios.
No Carnaval de 2011, as empresas do setor venderam 2,4 milhões de fantasias para adultos. O volume de negócios, segundo a Associação Alemã da Indústria de Brinquedos, atingiu € 300 milhões – crescimento de 1,6% frente ao Carnaval de 2010.
Segundo o Instituto de Pesquisas Econômicas de Colônia (IW Köln, em alemão), ainda é cedo para fazer um balanço do Carnaval 2012. Mas já se sabe que as fantasias mais procuradas são de animais de pelúcia e de frutas.
O setor turístico é um dos mais impactados pela festa, conforme a IW Köln. No ano passado, a cidade de Colônia, recebeu um número de visitantes 30% maior durante o carnaval do que nos meses “normais”. Cerca de 25% dos foliões vieram do exterior, sobretudo da Inglaterra e dos Estados Unidos, mas os turistas brasileiros também já se destacam nos dados do Escritório de Turismo da cidade.
Confira aqui mais informações sobre o Carnaval de Colônia, um dos mais conhecidos da Alemanha.