Ética e transparência são requisitos cada vez mais exigidos e valorizados pelo mercado. É com uma conduta adequada e respeito aos colaboradores, fornecedores, clientes e à legislação, que uma empresa conquista credibilidade e a confiança no meio empresarial e junto à comunidade.
Compliance é uma palavra anglo-saxã que tem sua origem no verbo comply, que significa atuar de acordo, obedecer. Apesar de ainda ser um conceito relativamente novo no cenário empresarial brasileiro, a adoção de programas de Compliance é vista como um diferencial competitivo, por garantir aos stakeholders que a empresa está cumprindo à risca todas as leis impostas a sua atividade. O programa de Compliance quando alinhado à missão e visão da empresa, contribui para que ela atinja seus objetivos de forma segura, aumentando de forma significativa a percepção de valor.
Na Schaeffler – fornecedora global automotiva e industrial, o departamento de Compliance foi criado para prevenir e combater condutas indevidas, e garantir o cumprimento irrestrito tantos das normas internas quando das leis dos países onde tem operações. O departamento investe grande parte de seus recursos no programa de prevenção: treinando e educando os empregados através da comunicação clara e precisa, para que assumam uma postura ética no desempenho de suas funções.
Com isso, a Schaeffler Brasil conquistou este ano a Certificação PS 980, concedida pelo Instituto dos Auditores Públicos da Alemanha – Institut der Wirtschaftsprüfer, após auditoria que avaliou todo seu Sistema de Gerenciamento de Compliance. Os auditores concluíram que o sistema está sendo adotado plenamente na organização, englobando desde cultura de Compliance, análise de riscos, estrutura organizacional de Compliance, programa de prevenção, ações de comunicação, monitoramento, sanções e melhorias.
“Por ter caráter voluntário não exigido por lei, ser uma empresa certificada pela PS 980 representa um selo de garantia ética para nossos parceiros comercias e para todos nós, empregados da Schaeffler Brasil. ”, destaca Paulo Silva, Compliance Officer Schaeffler América do Sul.
Foto: Divulgação Schaeffler