O número de usuários de internet com mais de 15 anos, que acessam a rede pelo computador de casa ou do trabalho, chegou a 46,3 milhões no Brasil no ano passado, o que representa um crescimento de 16% em relação a 2010.
A informação está presente em um estudo da consultoria de pesquisa de mercado comScore, divulgado nesta semana.
Assim, o Brasil ultrapassou a França no ranking dos maiores mercados na internet e está em 7º lugar, mas ainda se encontra atrás da China, Estados Unidos, Japão, Rússia, que ultrapassou recentemente sua sucessora Alemanha e Índia.
O estudo revela também que os usuários brasileiros se encontram mais tempo conectados ao mundo virtual. Em dezembro de 2011, passaram em média 26,7 horas online, duas horas a mais que no mesmo período do ano anterior.
"O Brasil já é uma das maiores audiências online do mundo. Para os anunciantes, isso demonstra que a internet deixou de ser um mercado alternativo e se tornou de massa”, constatou Alex Banks, diretor da comScore no Brasil.
A atividade cujos usuários dedicaram mais tempo foi a navegação em portais, com 39,2% do total de minutos em dezembro de 2011. Em segundo lugar, encontram-se as redes sociais, com 23% do total de tempo gasto na internet. O Facebook é a mídia social mais acessada.
Em dezembro passado, a visitação de sites de comércio eletrônico cresceu 30% e o número de buscas feitas em portais de comparação de preços se expandiram 37% no mesmo período.
Além disso, o tráfego digital no Brasil ainda é majoritariamente realizado por computadores pessoais, e apenas 1,5% do acesso no último mês de 2011 foi feito via celulares e tablets.