Publicidade

Destaque Empresas
7 de maio de 2025

Liebherr: guindastes do grupo alemão permitem o rápido progresso da segunda torre mais alta da Escandinávia

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Divulgação/Liebherr

A Liebherr disponibilizou dois guindastes potentes que estão sendo usados na construção da NKT Tower 3, de 200 metros de altura, em Karlskrona, no sul da Suécia. A torre aumentou 2,6 metros por dia em turnos e atingiu sua altura total após apenas 90 dias.

Os guindastes Liebherr 542 HC-L 12/24 Litronic e 258 HC-L 10/18 Fibre estão desempenhando um papel fundamental na construção da segunda torre mais alta da Escandinávia, com 200 metros. A torre, construída pela Skanska, é uma parte central da maior fábrica do mundo de cabos submarinos de alta tensão, que abastece turbinas eólicas e parques solares com componentes importantes. Com um peso total de 28 mil toneladas, a NKT Tower 3 se destaca pela engenharia complexa.

O Tower Crane Center e o Tower Crane Solution apoiam a implementação

Foi necessária uma solução de guindaste de alto desempenho para realizar o tempo de construção excepcionalmente rápido de apenas 90 dias. O Tower Crane Centre (TCC) da Liebherr forneceu os dois guindastes Liebherr 542 HC-L e 258 HC-L para garantir o rápido progresso da construção.

“Para garantir a operação 24 horas por dia, 7 dias por semana, transferimos peças de reposição importantes, como um novo cabo de fibras e vários módulos, diretamente para o canteiro de obras em um estágio inicial, para que não haja perda de tempo, se necessário”, diz Stefan Gröber, Chefe do Tower Crane Center (Head of TCC Used & Rental).

Além disso, o departamento de projetos do grupo alemão para projetos grandes e especiais, a Tower Crane Solutions (TCS), forneceu suporte com cálculos detalhados para a geometria ideal de ancoragens e forneceu as hastes de ancoragens necessárias por meio do Tower Crane Centre. As etapas de escalada também foram planejadas com antecedência para garantir um processo de construção eficiente. A configuração ideal do guindaste, incluindo os comprimentos dos cabos de elevação, a fonte de alimentação e o reforço da torre, foi definida individualmente.

O projeto foi concluído dentro do prazo devido à colaboração entre a TCC, a TCS e a parte correspondente na Suécia, o Chefe de Guindastes de Torre da Skanska South District, Fredrik Funke e o Especialista de Projeto Anders Ekström da empresa Ekström Lyftkonsult AB.

Rápido progresso da construção

Dois guindastes com lança ajustável 258 HC-L 10/18 Fibre e 542 HC-L 12/24 Litronic foram usados no canteiro de obras e atingiram uma altura final de torre de 213 e 210 metros. A torre foi construída em uma velocidade extraordinária.

Em apenas três meses, a estrutura aumentou uma média de 2,6 metros por dia em quatro turnos, dia e noite. O edifício inteiro tem uma área útil de 23 x 23 e terá um volume total de 112.445 m³, o equivalente a cerca de 45 piscinas olímpicas.

Compartilhe:

Artigos relacionados