A STIHL, líder no mercado brasileiro de ferramentas motorizadas, conquistou o Top de Marketing 2018, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), na categoria Estratégias Digitais e Indústria. O case inscrito “Jardim das Ideias STIHL” apresenta a estratégia comercial da empresa no meio online e offline objetivando relacionamento com o público do mercado de jardinagem para promoção de produtos da marca para este fim. As atividades do Jardim das Ideias iniciaram em 2009 por meio de um blog e expandiram-se para as redes sociais, eventos presenciais para promoção de produtos elétricos e a bateria – com venda exclusiva de equipamentos STIHL – e a criação de uma websérie.
Para o gerente de Marketing da STIHL, Rafael Zanoni, o reconhecimento é uma importante conquista que chancela o trabalho realizado nos últimos anos. “A STIHL acredita que os bons exemplos devem ser reconhecidos, ajudando na propagação de iniciativas inovadoras. O Jardim das Ideias STIHL é um sucesso na área de Marketing e Vendas da empresa por integrar e transcender formatos e plataformas, o que expande o alcance de público, gera experiência e aproxima o cliente da marca”, afirma.
Mas estes resultados não estão sozinhos e outras ações são desenvolvidas tanto no ambiente online quanto no offline, visando aumentar a percepção do público do mercado de jardinagem sobre a STIHL, bem como sobre os equipamentos da marca disponíveis para a atividade – principalmente das linhas elétrica e a bateria. Para isso, já foram promovidas três edições do evento Jardim das Ideias STIHL nas cidades de Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). Os encontros reúnem palestras e workshops para capacitação dos participantes, consultoria com profissionais especializados em botânica e paisagismo, além de espaço exclusivo para experimentação de produtos STIHL.
Além destes, o mais recente sucesso deste grande projeto da marca foi a websérie Jardim das Ideias STIHL – 50 Dias de Verde, apresentada pela jornalista e jardineira Carol Costa, que acompanhou a transformação completa do jardim de uma residência em Holambra (SP), ensinando o público a fazer jardinagem em casa com o auxílio das ferramentas da marca. Durante os cinquenta episódios, foram construídos uma área verde com pergolado em madeira, horta orgânica, parede verde e diversos outros espaços. Todos os episódios estão disponíveis no canal do Jardim das Ideias STIHL no YouTube e já somam mais de 5 milhões de visualizações.
Além de todas essas iniciativas, a grandeza do resultado se deve a articulação de todos os elementos de Marketing, contemplando também o aumento do portfólio de produtos para jardinagem e a capilarização da rede de distribuição para melhor atender e consagrar a STIHL no crescente mercado de jardinagem no Brasil.
Foto: Divulgação STIHL