Nenhuma imagem disponível na galeria.

No primeiro semestre de 2025, 16 estudantes escolheram a PUCRS para seu período de mobilidade acadêmica. A presença dos estudantes estrangeiros representa o compromisso da Universidade em promover a internacionalização do Campus e o fortalecimento de parcerias institucionais. Os novos estudantes são originários de sete países: Colômbia, Estados Unidos, Equador, França, México, Suécia, Inglaterra e Itália. Além dele, outros três alunos renovaram seu período de mobilidade na Universidade.
Todas as sete Escolas da PUCRS contam com a presença de estudantes internacionais, seja por meio de disciplinas do próprio curso, ministradas em português, ou em disciplinas ofertadas em inglês, que possuem grande demanda.
Sara Cristina Alvarez, natural do Equador e estudante de Fisioterapia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, conta que escolheu o Brasil pelas possibilidades de aprendizagem na Universidade. “Escolhi porque aprendi português no colégio, além de ser um País com uma cultura muito interessante. Gosto de como as pessoas são amáveis, além de o idioma me encantar. Estou vendo também coisas que eu nunca havia visto antes na Universidade, como novos aprendizados e diferentes formas de profissionalização de carreira”, disse.
Para ajudar quem está iniciando sua trajetória em outro país, uma das iniciativas promovidas pela Universidade é o Programa Amigo Universitário, organizado pela Mobilidade Acadêmica, setor do Escritório de Cooperação Internacional, com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada (Prograd) por meio do Centro de Atenção Psicosocial (CAP).
Essa é uma chance para quem busca aproximar-se dos alunos estrangeiros contribuindo para os processos de adaptação sociocultural e integração acadêmica.
“Tenho bastante interesse em fazer mobilidade acadêmica pela Universidade também, mas eu já fui intercambista. Já morei fora do País e eu entendo como ter essa conexão, ter alguém que esteja disposto/a te ajudar nesses primeiros momentos em um local novo é muito importante”, explica Isabella Basso, aluna de Letras Inglês da Escola de Humanidades e uma das voluntárias do Amigo Universitário.
João Fett, coordenador do Escritório de Cooperação Internacional, afirma que a PUCRS possui um forte compromisso com a internacionalização. “Proporcionar a eles a melhor experiência PUCRS possível é nossa missão. Com eles, a Universidade ganha a oportunidade de uma experiência internacional em casa e o reconhecimento para além do Campus, à medida que cada um deles compartilha com felicidade o que está vivendo aqui conosco”, comenta.