Baviera firma acordos de cooperação científica


A Alemanha é, atualmente, a terceira nação em número de propostas de pesquisa financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a Fapesp, atrás apenas da França e dos Estados Unidos. No entanto, a assinatura de um acordo de cooperação, no último dia 11, entre a entidade e o Ministério das Ciências, Pesquisa e Artes do Estado Livre da Baviera (StMWFK), pode fazer o país subir para a segunda colocação.



Com duração inicial de cinco anos, o acordo prevê propostas conjuntas entre as duas instituições, o apoio à mobilidade de pesquisadores e cientistas do Brasil e da Alemanha, e a realização de eventos científicos, como seminários e workshops.



Segundo o Ministro Bávaro das Ciências, Pesquisa e Artes, Wolfgang Heubisch, a parceria com a Fapesp deverá se concentrar nas áreas de energia, tecnologias verdes e engenharia, e a Baviera pretende absorver boa parte dos mais de 10 mil estudantes estrangeiros de graduação e pós-graduação que a Alemanha tem como meta atrair nos próximos anos.



Baviera e Capes



Durante a visita de uma delegação de autoridades e empresários da Baviera ao Brasil, integrada por Heubisch, na semana passada, também foi assinado o memorando que estabelece o Programa Capes/ StMWFK. Uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior do Ministério da Educação do Brasil (Capes) e o StMWFK, a iniciativa quer aprofundar a cooperação entre acadêmicos e cientistas de instituições brasileiras e bávaras.



Igualmente com duração inicial de cinco anos, o programa tem previstas ações como a promoção de intercâmbios de estudantes (através de bolsas de mobilidade), de programas em áreas de formação de professores e tecnologias pedagógicas e de cientistas e acadêmicos, além do fomento de parcerias universitárias e do patrocínio de seminários, workshops e conferências. Ficou estabelecido que Capes e StMWFK ficarão responsáveis em obter os meios financeiros para assegurar a execução dos programas e projetos acordados.

SXC
SXC