Revistas digitais ganham preferência de leitores


As novas mídias estão mudando não somente a forma das pessoas se relacionarem e consumirem, mas também hábitos do dia a dia, como a leitura de jornais e revistas. Estudos mostram que cada vez mais pessoas dão preferência às mídias digitais, e a invasão do smartphones no mercado contribui ainda mais para este desenvolvimento.



Segundo um estudo conduzido nos Estados Unidos pela Gfk MRI, subsidiária da empresa alemã de pesquisa de mercado Gfk, 67% dos usuários de tablets entrevistados preferem ler a versão eletrônica de uma revista em vez da impressa. Essa preferência, entretanto, parece estar mais relacionada à conveniência do que à estética, pois 65% dos entrevistados também revelaram que possuem uma experiência mais satisfatória com o papel.



Ainda, segundo a pesquisa, 72% dos leitores preferem que as revistas digitais sejam formatadas da mesma maneira que a edição impressa. Em termos de publicidade em publicações digitais, 70% deles gostariam de ter a possibilidade de comprar um produto clicando nas peças publicitárias, enquanto outros 70% preferem visualizar anúncios personalizados de acordo com seus interesses.



O estudo também investigou as principais dificuldades que os leitores têm com as revistas digitais: quase metade (48%) dos leitores afirmou que as revistas eletrônicas demoram muito para baixar, 46% classificaram os vídeos nas versões digitais das revistas como "apenas um chamariz", enquanto 43% afirmaram que têm dificuldade em procurar revistas que eles querem ler em seu tablet.



Wiwo para iPad



Reagindo a este desenvolvimento, uma das principais revistas alemãs de negócios, a Wirtschaftswoche (Wiwo, sigla no alemão) lançou, recentemente, uma versão digital para iPad. Dessa forma, os editores não só atenderam à solicitação de muitos de seus leitores que vivem no exterior, mas também poderão cortar tempo e custos de envio dos exemplares impressos.



A edição digital tem a mesma estrutura da revista impressa, com textos, fotos e gráficos otimizados para os tablets, e oferece também algumas novidades, como, por exemplo, imagens de 360º graus e vídeos. Além disso, os leitores têm a possibilidade de se comunicar com os jornalistas responsáveis por cada matéria.



A Wiwo para iPad é gratuita para assinantes da versão impressa. Para outros leitores interessados, a revista oferece uma assinatura digital.



Mais informações podem ser encontradas aqui

Divulgação
Divulgação