Duas grandes atrações da Academia Internacional Bach de Stuttgart (Bachakademie), um dos principais centros musicais europeus, realizam hoje (7) sua única apresentação na cidade. O Coro Gächinger Kantorei, considerado a “alma” da Academia, e a Orquestra Collegium Bach trazem para o palco do Theatro Municipal de São Paulo a Missa em Si Menor, BWE 232, de Johann Sebastian Bach.
A obra sintetiza todo estilo e técnica da música coral alemã, sendo composta por cinco partes: Kyrie, Credo, Sanctus e Hossanna, Benedictus e Agnus Dei, num total de 25 números, sendo 16 coros, três duos e seis árias para solistas.
O concerto terá a regência do maestro Helmuth Rilling, e conta também com a participação do tenor Andreas Weller, do barítono Tobias Berndt e da soprano Julia Sophie Wagner – todos alemães – e da mezzo-soprano romena Roxana Constantinescu.
Rilling foi o primeiro regente a gravar todas as cantatas de Bach e regeu a obra completa do compositor, lançada em 172 CDs no ano 2000, o chamado “Ano Bach”. Em 2011, recebeu o Prêmio Musical Herbert von Karajan, pelo conjunto de sua obra e envolvimento em atividades musicais.
Além de regente, o premiado artista é fundador do coro e da própria Academia e uma espécie de “embaixador” de Bach. Ele também é visto como um importante contribuidor para a redescoberta da música coral romântica e para o fortalecimento da música contemporânea na Alemanha.
Ingressos à venda na Bilheteria do Theatro Municipal (Tel.: 11 3397-0300) e no site Ingresso Rápido.
CORO E ORQUESTRA DA ACADEMIA BACH DE STUTTGART
Local: Theatro Municipal – Praça Ramos de Azevedo, s/nº – República – SP
Data e horário: 7 de maio, segunda-feira, às 21h
Programa: J. S. Bach – Missa em Si Menor, BWV 232
Classificação etária: Livre
Preços: R$ 70 a R$ 200 (com meia-entrada)