Feira alemã do setor de vidro quer atrair brasileiros


Acontece em outubro, entre os dias 23 e 26, em Düsseldorf, na Alemanha, a edição de 2012 da glasstec, a principal feira internacional do setor de vidro. Organizado pela Messe Düsseldorf, o evento bienal recebe, pela 2ª edição seguida, a solarpeq, feira de tecnologia e maquinário para produção de equipamentos de energia solar.



Ambas as feiras foram lançadas no Brasil nesta quarta-feira (16), em São Paulo. “O País participa tradicionalmente do evento, e com grupos expressivos de visitantes. Nos últimos anos, temos tido um crescimento de 10% no número de visitantes a cada edição. Eu estimo que, nesse ano, em torno de 400 brasileiros participarão das feiras”, afirmou Lauri Müller, diretor da MDK Feiras, representante da Messe Düsseldorf para o Brasil.



Na última edição, a glasstec teve mais de 44 mil visitantes, 57% de fora da Alemanha. “Isso é uma coisa de que temos muito orgulho – conseguimos atrair pessoas do mundo inteiro”, ressaltou Heiko Stutzinger, diretor da glasstec/solarpeq. “Não apenas o caráter internacional de quem frequenta as feiras é importante, mas também a qualidade dos visitantes – 37% deles vieram, na edição passada, com planos de investimentos concretos”, completou.



Metade do espaço da glasstec será destinada às máquinas de última geração, e dentre as atrações da feira estarão o show demonstrativo “tecnologia do vidro ao vivo”, o congresso de arquitetura, a exposição “arte em vidro”, a “arena do vidro automotivo”, o centro de fachadas (com todas as novidades em termos de fachadas de vidro), o espaço do artesão e a conferência “transparência projetada” (sobre o desenho construtivo de vidro).



Unindo especialistas da glasstec e da solarpeq, acontece também a conferência “solar encontra vidro”, que objetiva mostrar novas oportunidades de vendas para a indústria do vidro e fornecer impulsos para a indústria solar na corrida por efetividade e redução de custos.



A sustentabilidade é um tema que perpassa todos os espaços da glasstec. “Nós queremos mostrar soluções sustentáveis para o futuro, ligadas a todos os níveis da cadeia produtiva do vidro”, frisou Martin Sträb, diretor de marketing do Grupo Grenzebach Maschinenbau, e que falou em nome da Associação de Engenharia Mecânica e Industrial Alemã (VDMA, na sigla em alemão), parceira da feira. “Dentro do conceito de blue competence, as empresas apresentarão tecnologias e processos que consomem um mínimo de energia e oferecem o máximo de produtividade”, disse. Exemplos disso são sistemas de fornos que consomem até 30% menos energia na fabricação de vidros laminados de segurança, técnicas de reciclagem de materiais e instalações totalmente automáticas para a fabricação de vidros multifuncionais para proteção térmica, solar e acústica.



Mais informações podem ser vistas nos sites http://www.glasstec-online.com/ e http://www.solarpeq.com/

Divulgação Messe Duesseldorf
Divulgação Messe Duesseldorf