De acordo com a Associação da Indústria Musical da Alemanha, a Bundesverband Musikindustrie, (BVMI na sigla em alemão), o mercado de música digital na Alemanha deve continuar crescendo durante o ano de 2012.
Em 2011, as vendas de música digital aumentaram 28,8% no país, em comparação ao ano anterior, alcançando um volume de negócios de € 247 milhões. A comercialização de singles (música de trabalho dos artistas para projeção na mídia) aumentou 27,2%, enquanto os downloads de álbuns inteiros subiram 27,8% e os de apenas uma canção cresceram 30,3% no último ano.
Isso significa que, a cada seis euros que a indústria musical arrecada na Alemanha, um deles é proveniente de downloads pela internet. Em 2005, o país registrava cerca de 3 milhões de pagantes por downloads legais de músicas e, hoje em dia, são aproximadamente 8 milhões.
Para o presidente da BVMI, Dieter Gorny, um dos fatores que impede um melhor desempenho do mercado de música digital é “a grande oferta de serviços ilegais que estão na internet. As ofertas regulamentadas são poucas na rede e nem sempre conseguem competir com os serviços de pirataria”.
Na opinião de Gorny, há a necessidade urgente de se criar um enquadramento legal para a aplicação dos direitos de propriedade intelectual, introduzindo um sistema de alerta na internet que deixe claras as punições previstas em lei no caso de violação dos direitos autorais.
“A propriedade intelectual é essencial para que músicos, escritores, designers e artistas possam continuar fazendo seu trabalho e recebendo por isso. A ideia de consumir cultura pela internet de graça pode ser popular, mas é irreal”, completou o presidente da associação.
Segundo dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), 81% dos consumidores alemães acreditam que mensagens alertando sobre as consequências do compartilhamento ilegal de música seriam capazes de inibir essa atividade.
Atualmente, a Alemanha conta com 70 serviços regulamentados de compra de música online, e é o terceiro maior mercado de música no mundo, atrás dos Estados Unidos e do Japão.
Segundo a BVMI, a força do mercado musical da Alemanha na atualidade se deve em parte ao bem sucedido repertório nacional, que em 2011 esteve em 55 das 100 posições de “Melhores Álbuns” das paradas do país.
Música fora da internet
Mesmo com o aumento no número de downloads pagos, os CDs ainda representam 73,8% dos negócios da indústria fonográfica na Alemanha. No entanto, no ano, passado as vendas desse segmento tiveram um declínio de 2,9%.
O comércio de discos de vinil também cresceu em 2011. Apesar de ser um produto de nicho, respondendo por apenas 1% do total de vendas da indústria musical, foram comprados 18,5% de vinis a mais que em 2010. Os títulos nacionais representam 29% do total de vendas de discos e os internacionais, 15,5%.