Publicidade

Últimas Notícias Acontece Câmara Destaque Empresas Oportunidades
8 de setembro de 2025

Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo recebe Jorge Lima, Secretário de Desenvolvimento Econômico, para discutir oportunidades de cooperação

Por Beatryz Turbiani

Foto: Divulgação AHK São Paulo – Marcio Murao

“Sendo São Paulo o maior parque industrial alemão fora da Alemanha, a parceria entre o estado e a Alemanha é de extrema importância não só para a economia de São Paulo, mas para a economia brasileira no geral”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, na última sexta-feira (5).

O Secretário foi o convidado da última edição do AHK Business Breakfast, série de encontros promovidos pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) para fomentar o desenvolvimento econômico bilateral a partir de espaços de diálogo das empresas associadas à entidade com representantes do poder público.

Durante o encontro, Cesar Gaitan, Vice-Presidente da Câmara Brasil-Alemanha e CEO da Festo Brasil, reforçou a importância do diálogo entre as esferas públicas e privadas para o desenvolvimento e destacou pautas que são prioritárias para a indústria alemã. “Vivemos um momento animador para as relações entre o Brasil e a Alemanha com diversos sinais positivos que alavancam essa cooperação de longa data. Entre eles, estão o avanço da ratificação do acordo entre União Europeia e Mercosul, um dos maiores acordos de livre comércio do mundo com mais de 700 milhões de consumidores. A indústria alemã acredita e apoia a rápida implementação desta Declaração”, afirmou, completando: “Esse avanço se soma aos esforços da Câmara para a retomada das negociações do Acordo para evitar a Dupla Tributação entre o Brasil e a Alemanha. Para apoiar nossa causa, encomendamos estudos para avaliar o impacto de tal Acordo. Os resultados reforçam ainda mais o que já sabemos: há benefícios para ambos os lados e há um aumento da atratividade do Brasil como um destino de investimentos alemães.”

O estudo encomendado pela instituição à Tendências Consultoria revelou que o Acordo para Evitar a Dupla Tributação entre o Brasil e a Alemanha poderia aumentar o investimento estrangeiro em 40%; aumentar as exportações em 19%; e aumentar as importações em 14%. “A convergência deste Acordo com os planos para uma reindustrialização no Brasil é imensa”, concluiu Gaitan.

Corroborando a ideia de que o diálogo é visto como ativo estratégico na política de desenvolvimento, o Secretário Jorge Lima pontuou a potência de São Paulo no âmbito nacional e reforçou que a parceria de longa data com o empresariado alemão permanece essencial para o fortalecimento do Estado. “Vocês são um dos maiores parceiros comerciais [de São Paulo], principalmente em termos de negócios. Para o nós, é extremamente estratégico. A indústria alemã representa 8% dos investimentos do estado”, citou o Secretário.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Alemanha é atualmente o oitavo maior investidor estrangeiro no Brasil, com um estoque de US$ 44,1 bilhões, o que corresponde a cerca de 3,6 % do total do Investimento Estrangeiro Direto (IED) no País.

Foto: Divulgação AHK São Paulo – Marcio Murao

Ademais, Jorge Lima destacou a importância do investimento em qualificação de mão de obra, explicando a necessidade da criação de novos caminhos da qualificação profissional para fortalecer as empresas. “Queremos qualificar a população, e contamos com vocês para abrir as vagas que transformarão essa capacitação em oportunidades reais. Um dos caminhos que apresento são plataformas digitais gratuitas do Governo do Estado de São Paulo que conecta pessoas à procura de emprego e empresas em busca de talentos. Dessa forma, será possível capacitar e qualificar profissionalmente esses trabalhadores para se prepararem para um mercado de trabalho mais competitivo.”

O empresariado alemão recebeu positivamente as falas do Secretário sobre formação profissional, tema mencionado também por Pablo Fava, Vice-Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e CEO da Siemens Brasil. O executivo destacou que a Câmara Brasil-Alemanha desenvolve programas voltados à formação de jovens talentos, com foco em tecnologia e qualificação profissional. Ele reforçou a importância de São Paulo no cenário da industrialização sustentável e ressaltou o entusiasmo das empresas alemãs em mostrar as competências do Brasil no setor industrial em 2026, como país parceiro da HANNOVER MESSE, a maior feira de tecnologia industrial do mundo. “É uma plataforma global para expor as áreas nas quais o Brasil é pioneiro e surpreender o público internacional com a criatividade, competência e soluções que desenvolvemos aqui”, disse.

Fava ainda apontou a necessidade de maior engajamento nas discussões sobre infraestrutura industrial e mobilidade, além de mencionar o papel dos fornecedores de equipamentos em projetos estratégicos.

Alexandre Pagotto, External Affairs and Government Relations Manager da Bosch Brasil, ressaltou a relevância do modelo de ensino dual, tradicional na Alemanha e implementado no Brasil com o apoio da AHK São Paulo e compartilhou também dados sobre o Digital Talent Academy (DTA). Inaugurado em 2021 em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Campinas, o DTA prepara jovens em diversas competências digitais, que vão desde automação inteligente de processos e inteligência artificial até análise de dados e desenvolvimento de software. A maior parte da carga teórica é oferecida pelo SENAI, enquanto a parte técnica e prática é realizada na Bosch. Por meio do programa, a companhia investe na qualificação de mão obra, absorvendo novos talentos e desenvolvendo soluções inovadoras de forma competitiva. O programa, que conta com alta demanda (cerca de 2 mil interessados para 100 vagas anuais), prevê ainda que a Bosch forme mil jovens até 2030.

Outro tema abordado pelo Secretário foi a prioridade do Governo Estadual em fortalecer a atuação de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), ressaltando iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico desse segmento. Ele enfatizou que a gestão busca adotar uma visão direcionada também para a atração de investimentos fora do eixo da Grande São Paulo e apoio às PMEs.

Compartilhe:

Artigos relacionados