Nenhuma imagem disponível na galeria.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz destinou mais de 2.300 itens substituídos de seu mobiliário a instituições sociais e assistenciais. As doações aconteceram entre 2024 e o primeiro semestre de 2025. Macas, poltronas, cadeiras, armários, mesas, sofás e outros equipamentos em bom estado foram reaproveitados por organizações voltadas ao cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Do total de doações, 80 peças vieram diretamente da renovação de ambientes internos, como a expansão do Pronto Atendimento da Unidade Paulista, obra que integra o projeto de modernização da instituição.
O hospital também destinou a instituições parceiras mais de 1.200 itens de higiene pessoal, sapatos, kits gelados com aves natalinas, entre outros. Além disso, atuou como intermediador na entrega de brinquedos, roupas infantis e mais 200 quilos de roupas de inverno, entre agasalhos, casacos e cobertores, provenientes das contribuições dos colaboradores, ampliando o apoio a famílias em risco social, idosos, crianças e pessoas em situação de rua.
Essa prática, já consolidada na instituição, garante que materiais em boas condições de uso continuem gerando impacto positivo para além do ambiente hospitalar, contemplando diferentes entidades sociais, além de unidades públicas de saúde administradas pelo Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz (ISHAOC) em parceria com o SUS, como a AMBESP (Ambulatório Médico de Especialidades Dr. Nelson Teixeira) e o Complexo Hospitalar dos Estivadores.
A diretora-presidente do ISHAOC, Francies Regyanne Oliveira, destaca a importância da iniciativa: “A parceria entre o HAOC e o ISHAOC/CHE é extremamente valiosa, pois contribui diretamente para a melhoria das condições de trabalho e para a qualidade do atendimento aos pacientes e à comunidade. Estar entre as entidades beneficiadas pelas doações, além de modernizar os espaços, também aproxima a equipe ao remeter à história do uso desses mobiliários e reforça nosso compromisso em oferecer um ambiente acolhedor, seguro e digno para todos”.
As ações foram viabilizadas com o engajamento de colaboradores e o apoio de instituições parceiras, permitindo que esses recursos continuem cumprindo um papel essencial: cuidar.