Publicidade

Destaque Responsabilidade Social
29 de setembro de 2025

Brincar Transforma: campanha de Aldeias Infantis SOS alerta sobre telas

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Lukas/Pexels

A Aldeias Infantis SOS lançou a campanha Brincar Transforma, que convida a sociedade a refletir sobre a importância do brincar como um direito essencial da infância, e não apenas como privilégio. A iniciativa chama a atenção para os riscos da exposição precoce às telas e do acesso antecipado às redes sociais, fatores que comprometem o desenvolvimento saudável e a saúde emocional de meninas e meninos. Muito mais do que uma atividade lúdica, brincar é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, permitindo que elas construam vínculos, exercitem a criatividade e aprendam a lidar com o mundo. Esse direito está garantido em documentos como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Declaração Universal dos Direitos da Criança, que reconhecem a brincadeira como instrumento de proteção e prevenção à violência.

“A substituição do brincar livre e espontâneo pelo consumo desenfreado de conteúdos digitais tem consequências sérias, especialmente para a saúde mental e emocional das crianças. É urgente enxergar o brincar como um direito fundamental e uma forma de proteção”, explica Michéle Mansor, gerente Nacional de Desenvolvimento Programático da Aldeias Infantis SOS. A realidade atual impõe desafios importantes para o pleno exercício da infância, já que a alta exposição às telas, a influência de padrões de comportamento adultos e o estímulo ao consumo digital precoce estão afetando a forma como crianças vivem — ou deixam de viver — essa fase tão determinante da vida.

Nesse cenário, a campanha Brincar Transforma surge como um movimento de sensibilização voltado a famílias, educadores, cuidadores e toda a sociedade, reforçando o trabalho da Aldeias Infantis SOS em garantir ambientes seguros, afetivos e estimulantes para meninas e meninos em situação de vulnerabilidade. Com quase 60 anos de atuação no Brasil, a organização fortalece famílias, prevenindo situações de negligência, violência e exclusão social, por meio de programas de acolhimento e projetos que estimulam vínculos familiares e comunitários.

“Cada pessoa pode contribuir para que as crianças tenham uma infância digna, longe da pressão de se tornarem adultas antes do tempo. Isso significa desde estimular brincadeiras no dia a dia, junto aos filhos e às crianças e adolescentes pertencentes à sua comunidade, até apoiar iniciativas sociais que protejam e promovam esse direito para todos e toda”, completa Michéle. Apoiar o movimento Brincar Transforma é acreditar que toda criança merece viver plenamente sua infância. Esse gesto pode começar em casa, com tempo dedicado ao brincar, e se multiplicar ao compartilhar essa causa. Cada apoio fortalece os projetos da Aldeias Infantis SOS e ajuda a garantir que milhares de crianças e adolescentes tenham acesso ao que é de direito: uma infância plena, segura e feliz.

Compartilhe:

Artigos relacionados