Publicidade

Sustentabilidade
4 de novembro de 2025

Mercedes-Benz e Be8 levam Rota Sustentável COP30 a Brasília em teste com biocombustível 100% em motores Euro 6

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: divulgação Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8, produtora de biodiesel realizaram, no 30 de outubro, uma parada da caravana “Rota Sustentável COP30” em Brasília, Distrito Federal. Em caráter experimental, o objetivo dessa iniciativa, iniciada no dia 20 de outubro em Passo Fundo (RS), é comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro 6 que equipam veículos comerciais.

Serão mais de 4 mil quilômetros por estradas brasileiras, culminando no Pará, sede da COP30, envolvendo dois caminhões Actros Evolution 2553 6×2 e dois ônibus rodoviários O 500 RSD 6×2, abastecidos com diesel comercial B15 e com biocombustível Be8 BeVant para os testes comparativos.

Em Brasília, a Mercedes-Benz do Brasil e a Be8 apresentaram os veículos num evento com autoridades em que estavam presentes Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República; Geraldo Alckmin, Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego; Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia; e Moisés Selerges Júnior, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

A Mercedes-Benz do Brasil esteve representada no encontro por Denis Güven, CEO da Empresa e responsável pela região da América Latina para caminhões e ônibus; Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais; e Fernando Mallmann, Gerente Sênior de Relações Governamentais. Pela Be8 participaram Erasmo Carlos Battistella, Presidente e Camilo Adas, Diretor de Transição Energética e Relações Institucionais.

Essa iniciativa reafirma o compromisso da Daimler Truck e da Mercedes-Benz do Brasil com a sustentabilidade ambiental “Em parceria com a Be8, nessa caravana, queremos demonstrar a eficiência e as vantagens operacionais e ambientais do biocombustível 100% nos motores Euro 6 de nossos caminhões e ônibus, realizando essa experiência com modelos top de linha da marca num percurso longo pelas estradas do País, do Sul ao Norte”, diz Luiz Carlos Moraes.

“Com a utilização do BeVant, nossos veículos podem contribuir ainda mais para a redução de emissões e a descarbonização do transporte. Isso também destaca a nossa presença na COP30”, afirma.

Segundo o executivo, a Daimler Truck trabalha para atingir a neutralidade de CO2 em seus produtos e em suas operações, visando a redução de emissões e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, conforme princípios do Acordo de Paris. “Iniciativas como a Rota Sustentável COP30 demonstram nosso forte compromisso com a sustentabilidade ambiental. Em todo o mundo, a Daimler Truck – e aqui no Brasil, a Mercedes-Benz – tem trabalhado arduamente para ajudar a transformar o transporte de carga e passageiros. Para nós, sucesso nos negócios e sustentabilidade caminham juntos”, ressalta.

A Mercedes-Benz está em fase de testes e validações para garantir que o uso comercial do Be8 Bevant seja seguro para os seus clientes, eficiente e regulamentado. Os frotistas que demonstrarem interesse no uso do Be8 BeVant e que possuam frota com a motorização BlueTec 6 receberão suporte técnico, ferramentas de monitoramento e orientação de manutenção.

“Hoje os veículos Mercedes-Benz no Brasil já estão autorizados a usar até B20 – e continuaremos avaliando os testes com até o B100, apoiando nossos clientes sob condições de uso experimental autorizadas pela ANP. Importante ressaltar que a Mercedes-Benz não recomenda o uso de um biocombustível 100% sem o acompanhamento das nossas equipes de testes”, ressalta Luiz Carlos Moraes.

“A Rota Sustentável COP30 conecta inovação, ciência e sustentabilidade em um projeto inédito de alcance nacional. Esta caminhada é a materialização de um novo momento da mobilidade brasileira, mostrando ao mundo durante a COP30 que o Brasil está preparado para ser protagonista da transição energética com soluções reais e acessíveis, com entrega imediata de descarbonização“, comentou Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8.

Sobre o Be8 BeVant®

O Be8 BeVant® tem potencial de reduzir até 99% das emissões do tanque à roda quando comparado ao diesel de origem fóssil. Com maior teor de éster, ele reduz até 50% as emissões de CO (monóxido de carbono), até 85% a emissão de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta. A qualidade é comprovada com maior lubricidade considerando ULSD (Ultra Low Sulfur Diesel) máximo de 2 ppm, o teor de monoglicerídio é abaixo de 0,25%, a contaminação total residual fica abaixo de 2 ppm e apresenta 35% menos teor de água.

É indicado para atender as demandas dos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios.

Compartilhe:

Artigos relacionados