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A Siemens Mobility assinou contrato com a Trivia Trens S.A. para fornecer e implementar um sistema completo de sinalização digital, baseado na tecnologia de Operação Automática de Trens (ATO) sobre ETCS Nível 2, nas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da rede de trens metropolitanos de São Paulo. O projeto contempla 140 quilômetros de trilhos e 46 estações, consolidando-se como a maior implantação dessa tecnologia avançada de sinalização ferroviária na América Latina. O escopo do contrato inclui a instalação de unidades embarcadas do sistema Trainguard ETCS (Sistema Europeu de Controle de Trens) em 107 trens, seis locomotivas da MRS, três locomotivas da TRIVIA e 17 veículos auxiliares.
“A modernização das três linhas operadas pela Trivia marca um novo capítulo de inovação para a mobilidade em São Paulo. A Siemens Mobility fornecerá a mais avançada tecnologia europeia de ATO sobre ETCS Nível 2, além da nossa experiência comprovada em diversos projetos na capital paulista, para impulsionar a eficiência e a sustentabilidade do transporte urbano,” afirma Liubov Schachtner, CEO da Siemens Mobility no Brasil e na América Latina.
O escopo do projeto inclui o desenvolvimento, fornecimento, instalação, comissionamento e operação assistida do sistema de sinalização nas três linhas, equipando diferentes tipos de trens de diversos fabricantes com unidades embarcadas Trainguard ETCS de última geração. A solução contempla componentes essenciais como o Sistema Avançado de Gerenciamento de Tráfego (ATS), sistemas modernos de intertravamento, Centro de Blocos por Rádio (RBC) e equipamentos completos de via permanente, tudo respaldado por um período de garantia de dois anos e fornecimento de peças de reposição.
O ATO sobre ETCS representa o que há de mais avançado em tecnologia ferroviária, ao combinar dois sistemas sofisticados para maximizar a eficiência operacional e a segurança. Enquanto o ETCS Nível 2 oferece supervisão e controle digital contínuos dos movimentos dos trens por meio da rede TETRA, o sistema ATO automatiza as funções de condução até o Grau de Automação (GoA) Nível 2. Essa integração tecnológica permite padrões precisos de aceleração e frenagem, paradas exatas nas plataformas e intervalos otimizados entre os trens, contribuindo para uma operação mais fluida, segura e eficiente da malha ferroviária urbana.
A implementação dessa tecnologia avançada transformará a operação das linhas de trens metropolitanos de São Paulo, elevando a frequência dos serviços e a confiabilidade do sistema. Os algoritmos de condução otimizados reduzem significativamente o consumo de energia e a demanda de potência nos horários de pico, enquanto a arquitetura simplificada do sistema contribui para a redução dos custos e da complexidade de manutenção. Com menos componentes instalados ao longo da via e capacidade para futuras atualizações, essa solução representa um investimento sustentável e preparado para atender às crescentes demandas de mobilidade da cidade.
