Uma equipe de pesquisadores do Instituto Fraunhofer ISE para Sistemas de Energia Solar anunciou a criação de um novo fluido, capaz de esfriar de maneira eficiente as baterias utilizadas na propulsão elétrica de veículos.
De acordo com os cientistas, uma das vantagens do CryoSol plus é que ele absorve três vezes mais calor do que a água – que exige um tanque grande de armazenamento – ou o ar – que necessita um espaço considerável para circular entre as baterias e não absorve muito calor.
A solução, que é uma mistura de água, parafina, anticongelante e um agente estabilizador, permite a utilização tanto de conjuntos de baterias quanto tanques de armazenagem menores, além de aumentar sua vida útil.
Isso porque um conjunto novo de baterias para carro elétrico, que representa até 50% do preço do veículo, pode ter seu tempo de uso reduzido pela metade se operar a 45°C, temperatura alcançada em um percurso normal durante dias quentes. Além disso, uma parte das baterias atuais não é esfriada, inclusive nos modelos em que elas são retiradas para serem recarregadas.
Agora, os cientistas realizarão testes em um veículo experimental, e acreditam que o custo-benefício para os consumidores será vantajoso, visto que os sistemas esfriados pelo novo fluido deverão custar somente de € 50 a 100 a mais que os esfriados pela água.