A gigante alemã de softwares corporativos SAP vai investir R$ 50 bilhões na expansão do seu laboratório localizado no Centro Tecnológico da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), na cidade gaúcha de São Leopoldo. O novo prédio do SAP Labs Latin America deve ser concluído até agosto do ano que vem, e vai permitir a geração de mais 500 postos de trabalho.
A expansão, anunciada nesta segunda-feira (16), vem três anos após a inauguração da primeira fase do laboratório, completada em 2009 e que recebeu um investimento de cerca de R$ 38 milhões. De acordo com o comunicado da companhia à imprensa, o foco do SAP Labs Latin America é dar suporte aos parceiros nas Américas Latina e do Norte e desenvolver de soluções específicas para os clientes na região.
“A América Latina é uma região muito importante para o crescimento da SAP, e a expansão do laboratório vai fortalecer nossa habilidade de apoiar os clientes que buscam ganhar competitividade através da inovação e da gestão eficiente”, afirmou Stefan Wagner, presidente do SAP Labs Latin America. “Nós estamos, também, abrindo novas ‘avenidas de oportunidade’ para o talento local, ao oferecer um espaço de trabalho inspirador e que encoraja a colaboração e a inovação”, completou.
A SAP acredita que haja boas oportunidades de crescimento nos segmentos de soluções de análises, de mobilidade corporativa, cloud computing, aplicativos e bases de dados.
Com o objetivo de minimizar o impacto ambiental, o novo prédio da companhia vai seguir os padrões de certificação Gold LEED de sustentabilidade. O edifício vai utilizar materiais de construção que causam pouca degradação ambiental, como concreto, vidro e madeira, e terá equipamentos que permitem a reutilização da água, medidores inteligentes de consumo de energia e instalações ambientalmente seguras para a disposição de resíduos.