Nenhuma imagem disponível na galeria.

A VWCO expande seu maquinário de impressoras 3D para fortalecer cada vez mais o uso da tecnologia de forma a agilizar desenvolvimentos e reduzir o tempo de projeto para lançamentos ao mercado. Os equipamentos ampliaram o leque de aplicações e já permitem aumentar significativamente o volume de peças fabricadas com a solução. Desde o início de sua aplicação na fábrica da montadora há 12 anos, já são mais de 3.100 peças fabricadas com a tecnologia, das quais o ano de 2025 já representa mais de 250 unidades.
“A complexidade das peças impressas tem evoluído em velocidade acelerada, com a produção de componentes maiores e com riqueza de detalhes. É possível imprimir modelos de praticamente qualquer peça, em um prazo extremamente reduzido, sem necessidade de desenvolver ferramentais específicos. Isso traz um ganho enorme em nossa fase inicial de projetos”, afirma Rodrigo Chaves, Vice-Presidente de Engenharia da VWCO.
A redução no custo de desenvolvimento de modelos conceituais nessa etapa pode chegar até 80% e um processo que antes poderia chegar a dois meses, hoje leva dias. Com esse processo bastante simplificado, é possível trabalhar ainda múltiplos projetos simultaneamente, com cronograma enxuto.
As máquinas recém-adquiridas diversificaram ainda mais as oportunidades de aplicação, pois duplicaram os materiais possíveis de trabalhar, inclusive prevendo componentes utilizados na indústria aeroespacial e componentes flexíveis que podem representar mangueiras e componentes similares. Isso reverte em melhores acabamentos e resistência à temperatura ou exposição química e até ultravioleta, além de maior precisão na impressão.
