A Mercedes-Benz anunciou que planeja começar a utilizar o Beltbag, um cinto de segurança com airbag, em um de seus modelos de luxo. Em comunicado à imprensa, a fabricante alemã ressalta que o tirante inflável desse cinto de segurança pode reduzir o risco de ferimentos dos passageiros que viajam no banco traseiro em colisões frontais, ao diminuir a tensão localizada na caixa torácica.
De acordo com o texto, se os sensores de colisão detectarem um forte impacto frontal, a unidade de controle do airbag dispara e infla o Beltbag. Nesse caso, um gerador de gás enche o tirante do cinto, composto de camadas múltiplas unidas por costuras de velcro, até aproximadamente três vezes sua largura normal. A maior área resultante consegue distribuir melhor a força atuante sobre o ocupante do banco, reduzindo assim o risco de lesão.
O Beltbag é usado da mesma forma que um cinto de segurança convencional. O design do tirante do cinto, porém, é diferente daquele do cinto tradicional e recebeu alta classificação por ser extremamente confortável e ter bordas extramacias, segundo informações da empresa.
A Mercedes informou que o Beltbag foi desenvolvido com foco particular nos novos mercados internacionais, já que em muitos países a ocupação média dos bancos traseiros é de até 30%, muito mais alta do que na Europa. No comunicado à imprensa, afirma que não há planos para utilização do Beltbag para os ocupantes dos bancos dianteiros, porque os airbags já estão incluídos na parte da frente de todos os modelos como um sistema de retenção suplementar.
A companhia destaca ainda que, como a tecnologia de medição com manequins (dummies) não consegue quantificar os benefícios resultantes de tirantes de cintos mais largos, como a menor força que eles exercem sobre os ocupantes, os especialistas em segurança da Mercedes-Benz também trabalharam intensamente com modelos humanos virtuais, gerados por computador, que possibilitam obter dados detalhados sobre o esforço biomecânico que ocorre durante uma colisão.