Publicidade

Destaque Empresas
25 de novembro de 2025

Hospital Alemão Oswaldo Cruz mantém Selo Green Kitchen e avança em práticas sustentáveis na alimentação hospitalar

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Hospital Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz conquistou novamente o Selo Green Kitchen, iniciativa que reconhece instituições nas quais as cozinhas adotam práticas sustentáveis e responsáveis em todas as etapas de produção dos alimentos em um cenário de critérios cada vez mais rigorosos.

Entre os avanços que sustentaram a manutenção do selo está a implantação do processo de segregação de resíduos orgânicos no refeitório e nas áreas de produção. Implementada em julho deste ano, a iniciativa já permitiu destinar mais de 61 toneladas de resíduos para compostagem, reduzindo o volume enviado a aterros e contribuindo diretamente para a mitigação de emissões de gases de efeito estufa, em consonância com o protocolo GHG.

O projeto envolveu treinamento de todos os colaboradores e a instalação de lixeiras específicas para separação correta dos resíduos, estimulando a educação ambiental e o engajamento coletivo.

Além das práticas de gestão de resíduos, o hospital reforçou seu compromisso com uma alimentação mais natural e equilibrada. O cardápio de pacientes segue livre de frituras, com exceções apenas para pedidos assistenciais específicos. A equipe de nutrição também mantém o compromisso de não utilizar temperos industrializados, substituindo-os por preparações naturais e feitas internamente, como molhos sem conservantes e caldos produzidos pela equipe de nutrição.

A certificação Green Kitchen, mantida desde 2013 pela instituição, também reconhece a integração das práticas do Hospital às metas ESG da instituição, que orientam decisões voltadas à sustentabilidade, à eficiência de recursos e à responsabilidade social. Ao longo do ano, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizou campanhas internas, treinamentos e ações educativas sobre alimentação saudável e descarte adequado, ampliando o alcance da cultura ambiental.

“Conquistar e manter o Selo Green Kitchen reafirma nossa cultura de excelência aliada à sustentabilidade. Esse reconhecimento reflete o trabalho diário de nossas equipes para garantir uma alimentação segura, natural e responsável do ponto de vista social e ambiental. O cuidado com a saúde começa no prato, e, ao mesmo tempo, reforçamos nosso compromisso com o planeta.”, enfatiza Joyce Rebouças, diretora executiva de Operações do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Compartilhe:

Artigos relacionados