Publicidade

Últimas Notícias Destaque Empresas Sustentabilidade
13 de janeiro de 2026

CDP reconhece ações de sustentabilidade da BASF

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Divulgação

A organização sem fins lucrativos CDP (Carbon Disclosure Project) classificou a BASF como uma das líderes mundiais nas áreas de proteção florestal, proteção climática e gestão sustentável da água. A empresa recebeu a classificação “A” nas categorias de proteção climática e proteção florestal e “A-” para segurança hídrica. As notas colocam a empresa em um status de liderança em todas as três categorias.

Entre outros aspectos, o CDP avalia a transparência na divulgação de emissões, a gestão de riscos e oportunidades relacionados às mudanças climáticas, a estratégia de proteção climática e as medidas para reduzir emissões de CO₂. A BASF participa do programa de reporte de dados sobre proteção climática do CDP desde 2004.

Na categoria gestão da água, este é o segundo ano consecutivo em que a BASF é reconhecida. Já na categoria proteção florestal, esta é a primeira vez que a empresa alcança a classificação, baseada em uma análise detalhada da cadeia de valor do óleo de palma e das atividades que impactam ecossistemas e habitats.

O óleo de palmiste e seus derivados primários estão entre as matérias-primas renováveis mais importantes da BASF. Entre outros fatores para o reconhecimento, estão a transparência na divulgação de matérias-primas e cadeias de suprimento relevantes para o desmatamento e as iniciativas envolvendo pequenos produtores na cadeia de suprimento do óleo de palma.

Paralelamente, a BASF estabeleceu a meta de reduzir suas emissões de CO₂ provenientes da produção e geração de energia em 25% até 2030 em comparação com 2018. A meta se baseia nos caminhos de redução delineados pela Agência Internacional de Energia (IEA) em seu estudo “Net Zero by 2050”, alinhado ao limite de aquecimento global de 1,5°C. A empresa também pretende reduzir as emissões associadas aos bens e serviços de seus fornecedores até 2030, além de alcançar emissões líquidas zero até 2050.

O CDP representa mais de 640 investidores com aproximadamente US$ 130 trilhões em ativos sob gestão. Mais de 31.500 empresas são convidadas a reportar em uma ou mais categorias. Cerca de 300 empresas, com volume de compras de US$ 6,4 trilhões, exigem que seus fornecedores participem do reporte do CDP.

Os dados do CDP também são incluídos nas avaliações das principais agências de classificação. As pontuações do CDP são atribuídas anualmente em uma escala de “A” a “D-”. Empresas que não fornecem informações ou fornecem informações insuficientes recebem a classificação “F”.

Compartilhe:

Artigos relacionados