Publicidade

Destaque Saúde
22 de janeiro de 2026

Campanha da Aldeias Infantis SOS prevê acidentes de crianças durante as férias de verão

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: divulgação Aldeias Infantis SOS

Durante a temporada de Verão, a combinação de altas temperaturas com férias escolares aumenta a circulação de pessoas em praias, parques, praças, clubes e outros espaços de uso coletivo. Esse contexto de grandes aglomerações, embora associado ao lazer e ao descanso, também amplia significativamente os riscos a que crianças e adolescentes estão expostos, como acidentes evitáveis, afogamentos, situações de violência e episódios de crianças perdidas ou desaparecidas.

Diante desse cenário, a Aldeias Infantis SOS lança a campanha Verão Bem Cuidar, com o objetivo de alertar, orientar e mobilizar pais, mães, responsáveis, cuidadores e a sociedade em geral para a importância da atenção constante e do cuidado redobrado com crianças durante o período de férias. A iniciativa reforça que a prevenção é uma ferramenta essencial para garantir que o verão seja um tempo de diversão segura, proteção e bem-estar para todos.

A relevância da campanha é evidenciada por dados recentes. Informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública indicam que cerca de 20 mil crianças e adolescentes desaparecem todos os anos no Brasil. Já um levantamento realizado pela Aldeias Infantis SOS, com base em dados do DataSUS, revela um cenário igualmente preocupante: somente em 2023, quase 4 mil crianças morreram em decorrência de causas acidentais, e, em 2024, mais de 120 mil crianças precisaram ser internadas por acidentes evitáveis, em decorrência de queda, afogamento, sufocação e outros tipos de acidentes que poderiam ter sido prevenidos com medidas simples de cuidado e supervisão adequada.

“A campanha nasce da urgência de lembrarmos que o cuidado com as crianças não pode entrar em recesso. Em ambientes com grande circulação de pessoas, a atenção precisa ser contínua, compartilhada e responsável. Pequenos descuidos podem resultar em consequências graves, muitas vezes irreversíveis”, alerta Michéle Mansor, psicóloga, especialista em direitos humanos e Gerente Nacional de Desenvolvimento Programático da Aldeias Infantis SOS.

Para Michele, a campanha também destaca que a proteção infantil é uma responsabilidade coletiva. “Em espaços públicos, o olhar atento de qualquer adulto pode fazer a diferença para prevenir situações de risco, identificar sinais de perigo e agir rapidamente em casos de emergência. O envolvimento da comunidade, portanto, é fundamental para a construção de ambientes mais seguros e protetores para as nossas crianças e adolescentes”, explica.

Como parte da campanha Verão Bem Cuidar, Aldeias Infantis SOS disponibiliza materiais informativos com orientações práticas e dicas essenciais de prevenção, abordando temas como segurança em ambientes aquáticos, cuidados em locais de grande aglomeração, prevenção de acidentes domésticos e a importância da supervisão constante. Os conteúdos foram desenvolvidos para apoiar famílias e cuidadores na adoção de atitudes simples, mas eficazes, capazes de salvar vidas.

“A conscientização é o primeiro passo para a prevenção. Quando famílias e sociedade se informam e se engajam, criamos uma rede de proteção mais forte, capaz de reduzir riscos e garantir que crianças possam viver plenamente seu direito ao lazer, à segurança e ao cuidado”,  reforça Michéle Mansor.

A campanha Verão Bem Cuidar segue até 20 de março, data que marca oficialmente o fim da temporada de verão no país. Até lá, os materiais educativos da campanha poderão ser acessados gratuitamente por pelo link.

Compartilhe:

Artigos relacionados