A Volkswagen do Brasil atingiu o marco de 7 milhões de unidades fabricadas do Gol, que, segundo a companhia de origem alemã, é o modelo mais produzido, vendido e exportado da história da indústria automobilística brasileira. O recorde foi representado pelo Novo Gol com motor 1.0l TEC, na cor branca, fabricado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), na última sexta-feira (24).
"O sucesso do Gol já ultrapassa em muito as fronteiras do Brasil e da região da América do Sul, onde estão situados seus principais mercados. Trata-se de um produto de importância e expressão globais para o Grupo Volkswagen", afirma Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.
Tendo sido totalmente desenvolvido no País, o Gol foi lançado em maio de 1980. Atualmente, o modelo é produzido na unidade Anchieta e também na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, a uma velocidade de 1 Gol a cada 47 segundos.
De acordo com a Volks, há 25 anos ele é o carro mais vendido no território brasileiro, com aproximadamente 6 milhões de unidades comercializadas, e é, também, o veículo feito no Brasil mais vendido no exterior, com mais de 1 milhão de unidades exportadas, para 66 diferentes países.
A fabricante destaca, ainda, que o veículo colaborou para que ela registrasse um recorde histórico de vendas em um único mês, com 78.262 unidades vendidas em julho.
"O resultado recorde da Volkswagen e o bom desempenho de grande parte das fabricantes de veículos instaladas no País mostra claramente que o principal beneficiado com o IPI reduzido – ou zerado no caso dos modelos 1.0 – é o próprio consumidor. A redução do IPI é muito positiva para a indústria nacional", argumenta Schmall.
Entre os 200 veículos produzidos atualmente pelo Grupo Volkswagen em todo o mundo, o Gol está entre os sete mais vendidos, num ranking que inclui modelos como Passat, Golf, Jetta e Polo.