Há 125 anos, a Grã-Bretanha exigiu dos fabricantes alemães que os seus produtos de exportação tivessem a etiqueta “Made in Germany” (feito na Alemanha), como uma medida de proteção para os consumidores e a indústria inglesa. Mais de um século depois, “Made in Germany” se transformou em uma marca símbolo de qualidade.
A medida protecionista foi lançada no dia 23 de agosto de 1887 e obrigava todos os empresários estrangeiros a colocar em seus produtos o selo “Made in…”, para alertar os consumidores ingleses que estes produtos poderiam ser de baixa qualidade, e assim proteger a indústria nacional.
Porém, ao contrário disso, os produtos com a etiqueta “Made in Germany” se tornaram sinônimo de qualidade e logo caíram no gosto popular dos ingleses.
Não é de se admirar que o escritor inglês e autor do livro “Made in Germany”, Edwin Williams, se queixasse de que a famosa lei protecionista só havia servido para dar publicidade gratuita à Alemanha.
Com a 1ª Guerra Mundial, as produções industriais alemãs sextuplicaram, e quadriplicaram as exportações do país. A etiqueta “Made in Germany” passou a ser colocada em todos os seus produtos, inclusive nos que ficavam no país, e com isso se transformou em uma marca.
Atualmente, o selo é mundialmente considerado como garantia de qualidade e impulsiona as exportações alemãs.