Publicidade

Últimas Notícias Empresas Inovação Lançamento Tecnologia
11 de fevereiro de 2026

Deutsche Telekom abre a primeira fábrica de IA industrial da Alemanha

Por Redação Brasil-Alemanha News

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Foto: Divulgação Deutsche Telekom AG/Cindy Albrecht

A primeira fábrica de inteligência artificial (IA) voltada à indústria da Alemanha entra oficialmente em operação em Munique. A Deutsche Telekom lança oficialmente sua Industrial AI Cloud na presença de representantes de destaque da política, dos negócios e da ciência. A fábrica de IA foi construída ao longo dos últimos seis meses em parceria com a NVIDIA e com o operador de data centers Polarise. Com isso, a Deutsche Telekom passa a oferecer a empresas, instituições de pesquisa e ao setor público na Alemanha e na Europa poder computacional soberano e de alto desempenho para aplicações de inteligência artificial.

Com a instalação da fábrica de IA no Tucherpark, em Munique, surge um novo polo de inteligência artificial na Alemanha. Diversas empresas já estão utilizando as capacidades computacionais da plataforma, cerca de mais de um terço da capacidade da fábrica já está ocupada por clientes existentes.

“Muitos podem falar. A Deutsche Telekom age”, destacou Tim Höttges, CEO da Deutsche Telekom. “Estamos investindo em IA, na Alemanha como local de negócios e na Europa. Nossa fábrica de IA em Munique é a base para modelos de negócios inovadores, para a indústria, para startups e para o governo — e para a soberania digital. Estamos demonstrando aqui que a Europa é capaz de fazer IA.”

“Para que o Plano de Investimentos tenha sucesso, precisamos de ambos: investimentos públicos e privados. Criamos as condições para o investimento público e agora estamos trabalhando para garantir que os investimentos ocorram com rapidez”, afirmou o Ministro Federal das Finanças da Alemanha, Lars Klingbeil. “Hoje pude constatar de forma impressionante que os investimentos privados também estão ganhando impulso. Para mim, é particularmente importante que a liderança tecnológica esteja no centro do futuro modelo econômico da Alemanha. Trata-se de um marco relevante para o ecossistema de IA alemão e europeu. Não apenas empresas inovadoras se beneficiam disso, como também se fortalece a soberania digital.”

Na Industrial AI Cloud de Munique, já estão disponíveis recursos de computação e armazenamento para aplicações de IA. A infraestrutura é composta por cerca de 10 mil GPUs NVIDIA Blackwell, incluindo sistemas NVIDIA DGX B200 e GPUs NVIDIA RTX PRO™ Server, oferecendo uma capacidade computacional de até 0,5 ExaFLOPS. Esse desempenho permitiria que todos os 450 milhões de cidadãos da União Europeia utilizassem simultaneamente um assistente de IA ou chatbot.

A Deutsche Telekom opera a fábrica de IA sob rigorosos requisitos de proteção de dados, segurança e disponibilidade, com a infraestrutura localizada em território alemão. O foco em sustentabilidade também é um elemento central do projeto.

Máxima capacidade computacional com mínima pegada de carbono

Para a fábrica de IA, um data center existente em Munique, com cerca de 10.700 metros quadrados, foi completamente modernizado como parte da revitalização contínua do Tucherpark, um dos maiores projetos de desenvolvimento urbano da Europa. O local, anteriormente ocupado pelo data center do Hypovereinsbank, foi esvaziado e reconstruído com tecnologia de ponta, incluindo conexão de fibra óptica de alta capacidade.

O data center é abastecido integralmente por energia renovável e foi projetado para máxima eficiência energética. No futuro, o calor residual gerado abastecerá todo o distrito do Tucherpark como fonte de aquecimento. Um conceito moderno de refrigeração utiliza a água do rio Eisbach, localizado nas proximidades. Assim, a Industrial AI Cloud está plenamente alinhada à estratégia de sustentabilidade da Deutsche Telekom.

Compartilhe:

Artigos relacionados