Nenhuma imagem disponível na galeria.

Dedicada a oferecer soluções sustentáveis e inovadoras para a agricultura brasileira, a Bayer apresentou inovações mais sustentáveis para o controle de pragas no campo na Show Rural Coopavel. Entre elas: um herbicida pré-emergente, dois pós-emergentes, voltados para a cultura de soja e trigo, e um novo fungicida capaz de combater doenças relevantes no campo. Com um investimento global de 2,6 bilhões de euros anuais em Pesquisa e Desenvolvimento, somente no Brasil, a Bayer prevê que mais de 20 formulações sejam lançadas até 2030.
“Nosso principal foco é oferecer soluções completas por meio de um portfólio de inovações que integra sementes, biotecnologias, proteção de cultivos e uma plataforma de agricultura digital robusta, visando auxiliar o agricultor nos desafios diários no campo, otimizando a produção e aumentando a rentabilidade de forma sustentável e tecnológica”, comenta Rodrigo Nuernberg, Líder da Unidade de Negócios Centro Sul para Proteção de Cultivos da Bayer.
Uma das novidades em destaque na feira é o Xtendimax 2, uma evolução importante na tecnologia à base de dicamba. A nova geração reduz significativamente o risco de volatilidade e deriva nas lavouras, sendo recomendado em pós emergência, especialmente para as culturas de soja e algodão. A solução compõe o manejo contra de plantas daninhas de folhas largas que afetam as lavouras de soja, como a buva e diversas espécies de caruru, e já estará disponível no mercado para a safra 2026/2027.
“Esse é um importante avanço para o mercado de proteção de cultivos, uma vez que é uma tecnologia que traz níveis ainda maiores de segurança e confiabilidade para o manejo de plantas daninhas. Além disso, é vital destacar que, quando utilizado conforme as recomendações de bula e as boas práticas agrícolas, o produto não apresenta risco para áreas vizinhas ou para a cultura tratada”, aponta Nuernberg.
Outro herbicida que passa a integrar o portfólio da multinacional é Convintro® Duo, um avanço importante no combate a plantas daninhas e com um ativo inédito no país, o Diflufenicam, aplicado na pré-emergência das plantas daninhas que, junto com o Metribuzim, traz alto espectro de controle.
A Bayer também leva para feira uma solução inédita para a cultura de trigo. O herbicida pós-emergente Mateno Pós é um dos principais do mercado que atua em amplo controle das principais plantas daninhas que afetam a triticultura, como a buva, aveia preta, cipó-de-veado e picão preto.
Já para auxiliar o produtor paranaense no combate a uma das principais doenças na cultura, a ferrugem asiática, que nesta safra já tem o dobro de casos registrados no estado, se comparado a 2024/2025, segundo dados do consórcio Antiferrugem, liderado pela Embrapa Soja, a multinacional lança mais um membro da consagrada família FOX, o fungicida Fox® Ultra. Composto por protioconazol, impirfluxam e trifloxistrobina, o produto inaugura um novo patamar de performance de controle, amplo espectro de ação e tecnologia Leafshield, que confere maior velocidade na absorção e eficiência, compondo o manejo de outras doenças, como a mancha-alvo e podridão das vagens e dos grãos.
“A entrada desses produtos no mercado brasileiro faz parte da estratégia global de inovação na proteção de cultivos da companhia para os próximos anos, fortalecendo ainda mais a sua posição neste segmento”, reforça Rodrigo Nuernberg.
A empresa também prepara o pré-lançamento de uma molécula inédita para os próximos anos, atualmente em fase de registro. O primeiro inseticida cetoenol, que fará parte de uma família de produtos inéditos, conta com uma eficiência superior no controle populacional das pragas e excelente efeito residual, sendo adequado para aplicação em culturas como soja e algodão. Além disso, é um produto verde altamente seletivo, por não afetar insetos benéficos, como os polinizadores.
