Proteção do clima: fundação oferece bolsas na Alemanha


Estão abertas as inscrições para as bolsas de estudos em Proteção Climática Internacional que a Fundação Alexander von Humbolt oferece na Alemanha para jovens profissionais de países emergentes e em desenvolvimento.

O programa oferece até 15 bolsas para “futuros líderes” que se ocupam do tema proteção climática e recursos naturais, na ciência ou economia, em organizações estatais e não-estatais. O bolsita permanece na Alemanha por um ano para realizar um projeto, juntamente com um orientador (escolhido pelo bolsista), com a finalidade de trocar conhecimentos, métodos e técnicas. Segundo a Fundação, o objetivo é criar uma rede, na qual especialistas alemães e estrangeiros cooperem internacionalmente em longo prazo, para combater o aquecimento global e suas consequências mundiais.

Dentre os pré-requisitos para participar da seleção estão ter concluído o ensino superior a não mais do que 12 anos do início da bolsa de estudos; experiência profissional abrangente, relacionada ao tema, ou uma qualificação adicional (acadêmica ou profissional); confirmação de orientação por parte de um orientador na Alemanha; e a apresentação de um esboço de projeto próprio sobre proteção climática e recursos naturais, de comum acordo com o orientador.

Os bolsistas são financiados com recursos da Iniciativa Internacional de Proteção Climática do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha (BMU), e o valor da bolsa mensal é de € 2.150 a € 2.750.

As inscrições podem ser feitas até 1º de dezembro deste ano, e a bolsa de estudos inicia em 1º de setembro de 2013.

Mais informações no site www.humboldt-foundation.de/IKS

SXC
SXC