BMW anuncia fábrica no Brasil


O Grupo BMW anunciou, nesta segunda-feira (22), que planeja construir uma nova fábrica no Brasil. “Aceitamos a nova estrutura para investimentos no País, com base na legislação recém-adotada, ‘Inovar Auto’, e enviamos uma proposta de investimento de nossa fábrica ao governo brasileiro,” disse Ian Robertson, membro do conselho administrativo, responsável por Vendas e Marketing da montadora alemã, em uma reunião com a presidente Dilma Rousseff em Brasília, no final da tarde de segunda.

As negociações sobre a construção da nova unidade de produção no município de Araquari, próximo a Joinville (SC), já estão bem avançadas. Sujeito ainda à aprovação final do governo brasileiro, a BMW tem por objetivo iniciar a produção em 2014. Os investimentos dos próximos anos totalizarão mais de €200 milhões e o planejamento inclui uma capacidade de produção de aproximadamente 30 mil veículos por ano. Com a fábrica, mais de mil novos empregos serão criados, assim como outros na rede de fornecimento.

“O Brasil é um mercado com grande potencial para o futuro do Grupo BMW. Por isso, estamos fortalecendo nosso compromisso de longo prazo com esse País,” explicou Robertson. “Isso criará condições necessárias para mantermos o equilíbrio de vendas entre a Europa, a Ásia e as Américas e, portanto, para o sucesso de longo prazo da nossa empresa. Com essa iniciativa, a companhia está aplicando seu princípio estratégico de que ‘a produção segue o mercado’, que já foi comprovado em mercados como Estados Unidos, China e Índia”, completou.

A nova fábrica no Brasil aumentará o número de unidades de produção e montagem da empresa para 29 locais em 14 países. A companhia já monta motocicletas da sua marca BMW Motorrad por meio de CKD, desde 2010, em Manaus.

No Brasil desde 1995, a subsidiária brasileira teve seu recorde de vendas em 2011, com um total de 15.214 veículos comercializados. Isso representa uma taxa de crescimento de aproximadamente 54% com relação ao ano anterior. A BMW Motorrad também aumentou suas vendas em 55% em 2011, alcançando um total de 5.442 motocicletas entregues a clientes.
 

Divulgação BMW Group
Divulgação BMW Group