O que esperar da economia brasileira no próximo ano?


O Club Transatlântico, na zona sul de capital paulista, promove no dia 30 de outubro a palestra "Perspectivas 2013". Na ocasião, Eduardo Ragasol, CEO da Nielsen do Brasil, Ingo Plöger, presidente da IP Desenvolvimento Empresarial e Industrial, e André Glogowsky, presidente do conselho da Hochtief do Brasil, irão mostrar os principais desafios que devem ser enfrentados pelo nosso País no próximo ano.

Segundo Plöger, da IP (consultoria especializada em pesquisas que analisam os cenários doméstico e internacional), as perspectivas, partindo de agosto de 2012 para 2013, indicam que o ano será melhor do que este, com um crescimento do PIB de 2% hoje para 3% a 4%. Os investimentos estrangeiros continuarão, embora um pouco reduzidos, e a inadimplência seguirá em observação, mas ainda não está na zona de perigo. Para o economista, em 2013, "o Brasil estará melhor, mas os riscos também aumentarão". Ainda de acordo com Plöger, o País não passa por uma bolha imobiliária, mas pode ser afetado pela crise mundial, principalmente se a situação na Europa piorar e a Argentina tiver um default.

"A curto prazo, o setor de serviços está bem, mas a indústria sofre. E a médio e longo prazos, isso não é sustentável. Não somos competitivos, e isso preocupa", resume André Glogowsky, que atribui essa ausência de competitividade a fatores como falta de investimento em pesquisa e desenvolvimento e de transparência, câmbio, baixa produtividade da mão de obra, taxas altas e transporte. Ou seja, uma soma de itens que deixam nossos produtos muito caros. Em contrapartida, ele aponta como fatores positivos no momento os bons preços agrícolas e o fenômeno de ascensão das classes C e D.

Eduardo Ragasol apresentará o estudo "Mudanças no Mercado Brasileiro de 2012", que aponta os canais de maior destaque no último ano e o novo comportamento de consumo do brasileiro.

A pesquisa mostra que os consumidores das classes D e E optam por produtos de menor desembolso, mas nem sempre de menor preço. "Os compradores das classes mais baixas têm menos espaço para errar, por isso, procuram produtos de marcas líderes/mainstream, cujos benefícios são garantidos a eles e a suas famílias", explica Ragasol.



Serviço

Palestra: Perspectivas 2013

Com Ingo Plöger (IP Desenvolvimento), André Glogowsky (Hochtief do Brasil) e Eduardo Ragasol (Nielsen do Brasil)

Data: 30 de outubro, terça-feira, das 19h às 21h

Valores: cortesia para sócios e convidados (até 02) e R$ 100,00 para não sócios (com direito a coquetel)

Local: Club Transatlântico, rua José Guerra, 130, Chácara Santo Antônio, São Paulo

Informações: (11) 2133-8606



www.clubtransatlantico.com.br