A Siemens vai buscar uma margem de lucro de 12% e ganhos de produtividade de €6 bilhões dentro dos próximos dois anos, dentro de seu programa recentemente lançado “Siemens 2014”. O anúncio foi feito em Berlim, nesta quinta-feira (8).
Em comunicado em seu site, a companhia destaca que uma das cinco alavancas do programa é o fortalecimento de suas atividades-chaves. Como parte dessa estratégia, a Siemens está adquirindo a empresa belga LMS International por cerca de €680 milhões. Com 1.200 empregados e faturamento de mais de €140 milhões nos primeiros nove meses de 2012, a LMS fornece softwares de simulação para avaliações de acústica, vibrações, oscilações, estabilidade operacional e dinâmica de sistemas mecatrônicos em 15 países, atendendo especialmente aos setores automotivo e aeroespacial. A aquisição ainda está sujeita à aprovação das autoridades competentes.
Também como parte da estratégia da companhia, a Siemens vai reestruturar seu setor de Water Technologies. A companhia vai se concentrar, no futuro, em suas competências em automação e acionamento, e venderá as atividades que envolvem o processamento e o tratamento de água e esgoto.
De acordo com o comunicado, uma das alavancas do programa “Siemens 2014” é a redução dos custos em €6 bilhões nos próximos dois anos. Uma economia de €3 bilhões é esperada através da integração otimizada dos processos de design, desenvolvimento e produção. Cerca de €1 bilhão deve ser economizado pela melhoria da utilização da capacidade e da presença globais, e soma semelhante deve vir da melhoria da eficiência e da qualidade dos processos.
No ano fiscal de 2012 (fechado no dia 30 de setembro), a Siemens obteve um ganho de 7% em seu faturamento e um “lucro consistente”. No entanto, os novos pedidos caíram 10% na comparação com o ano fiscal de 2011. “Um quarto semestre forte nos permitiu atingir nossas expectativas para o ano fiscal de 2012 e alcançar um dos melhores anos de nossa história”, afirmou o presidente e CEO da Siemens, Peter Löscher. “Ainda assim, nós não fomos completamente bem sucedidos em impulsionar significativamente nossa performance frente a nossos concorrentes, como nós conseguimos fazer em anos recentes. Para voltar a atingir nossas metas, lançamos o ‘Siemens 2014’, um programa que abrange toda a companhia e objetiva aumentar nossa margem de lucro total em pelo menos 12%. Nós sabemos o que temos que fazer – e nós estamos fazendo”, completou.