A Henkel, fabricante das marcas Loctite, Pritt, Cascola, Bonderite e Schwarzkopf, dentre outras, anunciou sua nova estratégia e metas financeiras para o ano 2016.
“A nova estratégia baseia-se nos nossos valores corporativos e impulsionará o desenvolvimento bem sucedido da Henkel nos próximos anos, a fim de alcançar a nossa visão de longo prazo – ser um líder global em marcas e tecnologias", afirma o CEO da companhia alemã, Kasper Rorsted. "Nós vamos acelerar o crescimento e aumentar a rentabilidade em todos os nossos três setores de negócios [Tecnologias em Adesivos, Beauty Care e Detergentes e Produtos de Limpeza]. Estamos nos concentrando particularmente no desenvolvimento do nosso núcleo e nas categorias de crescimento e na expansão de nossos negócios nos mercados emergentes, enquanto estamos continuamente adaptando as nossas estruturas e fortalecendo a nossa equipe global”, completa.
A Henkel planeja aumentar seus investimentos e as despesas de capital (Capex) em mais de 40%, até um total de cerca de €2 bilhões até 2016. Também neste prazo, a empresa tem como objetivo aumentar as vendas para €20 bilhões, dos quais €10 bilhões em mercados emergentes. Para os lucros ajustados por ação preferencial (EPS), a Henkel tem como alvo uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 10% até 2016.
Segundo informações da companhia, essas metas financeiras incluem uma otimização do portfólio, ou seja, aquisições de pequeno e médio porte, bem como alienações ou a interrupção de atividades não estratégicas (com vendas totais de cerca de €500 milhões atualmente). Grandes aquisições ou alienações não estão contabilizadas nas metas financeiras.
Novas unidades de P&D
A organização ressalta que irá se concentrar em suas marcas fortes: até 2016, as dez marcas principais devem gerar cerca de 60% das vendas totais (em 2012: cerca de 46%). Para mudar as suas capacidades de inovação para mais perto da base crescente dos consumidores em mercados emergentes, a Henkel abrirá sete novas instalações de P&D: em Jundiaí (Brasil), Toluca (México), Pune (Índia), Seul (Coréia do Sul), Dubai (EAU), Moscou (Rússia) e Johanesburgo (África do Sul).
“Nos mercados maduros, a Henkel irá alavancar seus pontos fortes e gerar crescimento rentável por meio do aumento nos investimentos em marcas e no foco de custos contínuos. Em 2016, a empresa pretende ganhar mais posições de destaque, aumentando a rentabilidade”, afirma a organização em comunicado à imprensa.
Nos mercados emergentes, a empresa pretende expandir suas posições nas categorias existentes e acelerar o crescimento em países onde já possui uma forte presença, além de entrar seletivamente em novos países. Em 2016, 12 dos 20 principais países nos quais a companhia atua deverão estar em mercados emergentes.
De acordo com o comunicado, para ampliar a cobertura global dos seus Centros de Serviços Compartilhados, a Henkel fará investimentos significativos e tem planos para abrir novos polos para a região de países de língua árabe e Grande China / Nordeste da Ásia, além de seus quatro Centros existentes. O número de empregados em serviços compartilhados vai crescer para mais de 3.000. “A companhia irá alavancar uma plataforma global integrada de TI suportada por investimentos graduais na área de €140 milhões até 2016. A Henkel também irá aumentar a eficiência com a terceirização por meio de centros globais, expandindo a terceirização digital e reduzindo globalmente o número de fornecedores em cerca de 40% até 2016”, explica o texto.
Henkel no Brasil
A companhia alemã está no Brasil há 57 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf. A Henkel Brasil conta com mais de 800 profissionais distribuídos nas plantas de Diadema (SP), Itapevi (SP), Jundiaí (SP) e Manaus (AM). Em 2011, o faturamento da Henkel Brasil foi de R$826 milhões.