“O que começou como uma pequena mas inovadora fábrica de corantes no distrito de Barmen, em Wuppertal (Alemanha), transformou-se em uma empresa global com mais de 110 mil funcionários. Nos últimos 150 anos, as descobertas da Bayer ajudaram a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Essa forte tradição também define os nossos compromissos com o futuro, totalmente em linha com a missão da Bayer: Science for a better life". A declaração é do CEO da empresa, Marijn Dekkers, ao comentar a programação de eventos que, ao longo de 2013, festejarão o um século e meio de existência da companhia. “A longa e bem-sucedida história da Bayer revela uma empresa que sempre esteve envolvida com novas descobertas”, afirmou Dekkers.
Continuidade com mudanças e renovação
Fundada como "Friedr. Bayer & Cia.", em 1º de agosto de 1863, por Friedrich Bayer e Johann Friedrich , a produção inicial da empresa concentrava-se em corantes sintéticos, mas seu leque de produtos logo foi ampliado. Em 1881, adotando novos estatutos, transformou-se em uma sociedade anonima, a "Farbenfabriken von Friedr Bayer & Co.” Iniciou, então, a transformação que a tornaria uma empresa química internacional. No transcurso dessa expansão, a Bayer transferiu-se, em 1912, de Barmen para Leverkusen. Em 1925, depois da 1ª Guerra Mundial, passou a ser parte da IG Farbenindustrie. Em 1951, restabeleceu-se como uma empresa independente com o nome de "Farbenfabriken Bayer AG".
A partir de 1988, quando comemorou 125 anos, começou um forte ciclo de mudanças. Primeiro, a decisão foi priorizar as suas áreas básicas (core business), o que levou à venda, em 1999, da Agfa, sua subsidiária. Em 2005, a companhia desmembrou os negócios dos setores de química tradicional, agrupando-os em uma nova empresa, a Lanxess. Simultâneamente, as áreas de cuidados com a saúde e agricultura foram ampliadas por meio de duas importantes aquisições: a Aventis CropScience (2001) e a Schering AG (2006). " A Bayer, graças à sua força inovadora e à sua capacidade de constante adaptação às mudanças do mercado, ocupa, agora, posições de liderança em todas as suas áreas de negócio", diz Dekkers.
Destaques que têm história
A Aspirina, lançada em 1899 e que, até os dias de hoje, se mantém como um dos mais importantes produtos da companhia, é um exemplo da atuação da Bayer. Durante décadas, os seus pesquisadores desenvolveram princípios ativos pioneiros para o tratamento de infecções, doenças tropicais e cardiovasculares. Atualmente, a pesquisa farmacêutica da Bayer Health Care concentra-se nos campos da cardiologia, hematologia, oncologia e saúde da mulher, assim como diagnósticos por imagens.
Outro foco das atividades da companhia é a agricultura. Quando a Bayer, em 1892, lançou no mercado o Antinonnin, o primeiro inseticida sintético do mundo, esse acontecimento representou o início de uma história de bons resultados. Hoje, a Bayer CropScience é líder global nesse setor. O seu sucesso é baseado em inovações, não somente na proteção química e biológica das culturas com soluções sustentáveis, mas também na alta qualidade das sementes.
No setor de materiais de alto desempenho, os poliuretanos para espumas descobertos em 1930 e o policarbonato de alto desempenho (Makrolon®), patenteado em 1953, são a base para outra ampla frente de variadas aplicações. Atualmente, os produtos da Bayer Material Science dão uma importante contribuição à conservação de recursos fósseis. Poliuretanos, por exemplo, são usados para isolar edifícios e assim reduzir o consumo de energia necessária para aquecimento ou para refrigeração. Materiais leves ajudam a reduzir o peso dos carros e, consequentemente, diminuir o consumo de combustível. Já o desenvolvimento de revestimentos de poliuretano permite que o brilho nos carros, navios, trens e turbinas e tantos outros equipamentos, permaneça inalterado, resistindo a chuvas, neve, vento e trovoadas.
Comemorações
Ao longo de 2013, a companhia festejará os seus 150 anos com muito empenho. “Vamos aproveitar essa data para tornar o nome da Bayer ainda mais conhecido no mundo”, diz Michael Schade, responsável pela Comunicação Corporativa da empresa.
Um dos projetos é uma exposição itinerante que vai mostrar tópicos relacionados a cuidados com a saúde, agricultura e materiais de alta performance. Um avião também cruzará os céus de muitas cidades, exibindo o logo da empresa. Além disso, várias publicações serão editadas com informações detalhadas e, por vezes, surpreendentes sobre a empresa.