De acordo com o clube de automobilismo alemão ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobil-Club), 3% de todos os acidentes fatais nas autoestradas alemãs são causados por pessoas dirigindo na contramão. Sistemas avançados de assistência ao motorista podem ajudar a detectar o perigo nessas situações. A companhia alemã Continental desenvolveu um sistema que reconhece o risco e alerta o motorista se ele entrar na contramão em uma autoestrada ou em uma via de mão única.
Uma câmera instalada no para-brisa, no nível do espelho retrovisor, reconhece os sinais de trânsito relevantes e avisa o motorista via painel ou Head-Up Display (HUD). O sistema também emite um sinal sonoro e/ou um feedback tátil (por exemplo, uma "batida" nos freios, uma vibração no assento ou o aumento da resistência do acelerador) caso o motorista siga na direção errada apesar do sinal de "não entre". "Esse sistema pode evitar que um motorista entre numa rodovia na contramão por engano", afirma Wolfgang Fey, head de Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista da divisão de Chassis e Segurança da Continental.
Segundo a companhia, uma versão do sistema deve entrar na linha de produção de uma grande montadora alemã em 2013.