O Grupo Volkswagen anunciou, nesta segunda-feira (14), que alcançou, pela primeira vez, vendas acima dos 9 milhões de veículos em 2012, superando o recorde do ano anterior (de 8,16 milhões de unidades) em 11,2%.
"O Grupo Volkswagen se saiu extremamente bem em condições difíceis. 2012 foi nosso melhor ano em vendas, e esse é outro passo largo em nossa Estratégia 2018. Grandes desafios estão à nossa frente, mas o Grupo tem tudo o necessário para encará-los e desempenhar um papel de liderança nos mercados globais", afirmou o presidente do Conselho de Administração da companhia alemã, Martin Winterkorn.
Christian Klingler, membro do Conselho para Vendas, acrescentou que "todas as marcas do Grupo contribuíram para essa ótima performance em 2012, é uma conquista de equipe. Nós continuamos a nos manter vigilantes quanto ao futuro, porque as incertezas atuais vão se intensificar nesse ano, particularmente na Europa ocidental. Os mercados se apresentam desafiadores, e a competição também está se tornando mais dura".
De acordo com a companhia, as vendas em 2012 foram particularmente bem no continente americano, tendo, na América do Norte, um crescimento de 26,2%. Das
841,5 mil unidades comercializadas na região, 596 mil o foram nos Estados Unidos.
"Os EUA são um dos mercados-chave para a implementação de nossa Estratégia 2018. O Volkswagen Group of America vai continuar crescendo e, juntamente com a Porsche Cars North America, vai entregar bem mais de 600 mil veículos aos clientes nesse ano", ressaltou Winterkorn nas vésperas da abertura do Salão do Automóvel de Detroit (que abre para o público no próximo dia 19, na cidade norte-americana de mesmo nome).
Na América do Sul, as vendas da companhia cresceram 8,2% em relação a 2011, chegando a mais de 1 bilhão de veículos – 780 mil dos quais foram comercializados no Brasil, resultado 10,7% maior que no ano anterior.
Já na Ásia-Pacífico, o Grupo superou a marca dos 3 milhões de veículos pela primeira vez, com um aumento de 23,3% sobre o ano anterior, chegando a 3,17 milhões de unidades entregues, das quais a China, o maior mercado da região, ficou com 2,81 milhões.
Na Europa como um todo, as entregas da organização ficaram estáveis, a despeito da situação continuadamente difícil nos mercados do Sul do continente, e fecharam em 3,67 milhões de veículos. Na Alemanha, as vendas chegaram a 1,18 milhões de unidades, 1,9% a mais que em 2011.