O mercado automotivo internacional se manteve estável ao longo de 2012. EUA, Brasil, Rússia, Índia e China experimentaram um crescimento sólido, enquanto que o mercado japonês teve um recorde de 4,6 milhões de carros de passageiros vendidos, o maior resultado desde 2006. Em contraste, as vendas na Europa Ocidental caíram 8%, para 11,8 milhões de unidades. Os dados foram divulgados pela Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA).
De acordo com a entidade, em dezembro último, a vendas de carros de passeio na Europa Ocidental caíram 16% sobre dezembro de 2011, para 781,8 mil veículos. O mercado encolheu novamente na França (em 15%), Itália (-23%) e Espanha (-23%), mas cresceu no Reino Unido (+4%). O desempenho do Reino Unido para todo 2012 também foi positivo, aumentando em 5%, para pouco mais de 2 milhões de carros vendidos. A Alemanha, a despeito de ter sentido uma pequena queda de 3% nas vendas de carros no ano passado, continuou a dar suporte ao mercado da Europa Ocidental em geral em 2012.
Conforme a VDA, os mercados nos membros novos da União Europeia (em geral, países da Europa do Leste ou que pertenciam à URSS) também tiveram perdas severas – de 18% – em dezembro. As exceções foram a Hungria e a Bulgária, onde os registros de carros novos aumentaram 55% e 64%, respectivamente, em relação a 2011. Considerando-se todo o ano passado, as vendas nos membros novos caíram 3% sobre o ano anterior.
EUA e BRIC
Segundo os dados da associação, o mercado norte-americano de automóveis leves (carros de passeio e comerciais leves) apresentou um aumento de 13% em 2012 sobre 2011, para 14,4 milhões de unidades vendidas. As montadoras alemãs conseguiram um crescimento de 21% nesse mercado, comercializando 1,27 milhões de veículos.
Na China, o mercado também se ampliou. Em todo ano passado, as vendas aumentaram 8%, para um total de 13,2 milhões de unidades, e as fabricantes germânicas alcançaram um market share de 22% no país.
No mercado indiano, foram comercializados 2,8 milhões de veículos, 10% mais que em 2011, e no russo, 2,9 milhões de unidades, 11% a mais, permitindo que as montadoras alemãs aumentassem seu market share em quase 3 pontos percentuais na Rússia, para 21%.
No Brasil, as vendas subiram 6%, para 3,6 milhões de automóveis leves em 2012, e uma em cada cinco unidades vendidas era de uma marca alemã.