A alemã Daimler, a norte-americana Ford e a japonesa Nissan assinaram um acordo nesta segunda-feira (18) com vistas a acelerar a comercialização da tecnologia de célula combustível para veículos.
O objetivo da colação, de acordo com comunicado da Daimler, é desenvolver um sistema comum de veículos movidos a célula combustível, reduzindo os custos associados à engenharia da tecnologia. As montadoras farão investimentos equivalentes no projeto, e a estratégia de maximizar o compartilhamento do design, alavancar o volume de produção e transformar eficiências em economias de escala ajudará, segundo o texto, a lançar comercialmente o primeiro carro movido a célula combustível com preço acessível em 2017.
O comunicado ressalta que juntas, Daimler, Ford e Nissan têm mais de 60 anos de experiência acumulada no desenvolvimento de veículos a célula combustível, e que cada companhia usará o sistema conjunto para lançar automóveis diferentes, próprios de cada marca.
“A colaboração envia um sinal claro aos fornecedores, formuladores de políticas e à indústria no sentido de encorajar o desenvolvimento posterior de estações de abastecimento de hidrogênio e demais infraestrutura necessária para que os veículos sejam comercializados em massa”, pontua o texto publicado no site da Daimler.
Alimentados pela eletricidade gerada pela reação entre o hidrogênio armazenado em um tanque no carro com o oxigênio do ar, os veículos a célula combustível emitem apenas água durante seu uso. Conforme as montadoras, eles são considerados complementares aos atuais automóveis elétricos movidos a bateria e ajudarão a expandir as opções de transporte com emissão zero de poluentes disponíveis aos consumidores.
“Estamos convencidos de que os veículos a célula combustível terão um papel central na mobilidade de ‘emissão zero’ no futuro. Graças ao comprometimento dos três parceiros, podemos ampliar a base da mobilidade a célula combustível. Isso significa que, com a cooperação, vamos tornar essa tecnologia disponível a muitos consumidores ao redor do globo”, afirmou Thomas Weber, membro do Conselho de Administração da Daimler AG.
O trabalho de engenharia será desenvolvido conjuntamente pelas três fabricantes em diversas locações no mundo.