A SAP anunciou, nesta quinta-feira (31), que planeja adquirir a empresa Ticket-Web GmbH & Co. KG, fornecedora de soluções para emissão de bilhetes e de software para gerenciamento de relacionamento com clientes (em inglês, customer relationship management ou CRM) para promotores de eventos esportivos e de entretenimento. “A iniciativa abre caminho para a SAP oferecer soluções ampliadas que ajudem promotores de eventos, locações culturais e esportivas e times a comercializar eventos através da internet e dar suporte à gestão de arenas e estádios”, afirma a SAP em comunicado.
De acordo com a companhia, um processo de venda de bilhetes flexível, de fácil utilização e orientado ao cliente final é crítico para que clubes esportivos, estádios e franquias de entretenimento ganhem e retenham consumidores. Quando combinada a soluções de software empresarial, uma solução de emissão de bilhetes integrada pode ajudar promotores de eventos a aumentar o público, aprofundar o engajamento do consumidor e otimizar a lucratividade ao customizar ofertas aos clientes e expandir seu negócio.
Com sede em Wildau, na Alemanha, a Ticket-Web atende o mercado europeu com seu principal produto, o ENTRÉE-tickets, um serviço de emissão de bilhetes online, além de ter soluções de nicho complementares, como de CRM.
União de forças
O comunicado da SAP ressalta que, atualmente, dezenas de milhares de transações de vendas de bilhetes podem ser executadas em horas, ou até mesmo em minutos. Isso pode ser feito por fãs em qualquer lugar, utilizando aparelhos móveis. A companhia de software alemã antevê um cenário em que a plataforma de alta velocidade SAP HANA, combinada a ferramentas de Business Intelligence (BI), poderá fornecer insights a promotores de eventos, em tempo real, para que eles possam entender melhor quais táticas de marketing estão funcionando e quais não, dando a eles muito mais velocidade e agilidade para redefinir ofertas de modo a responder às necessidades dos consumidores e melhorar as vendas.
“A SAP está comprometida a entregar soluções ao mundo dos esportes e do entretenimento que incrementem a experiência de compra dos fãs, forneçam insights em tempo real para melhorar a performance de vendas e ajudem empresas de gerenciamento esportivo e de eventos a ter um desempenho como nunca antes”, afirma Bernd Leukert, vice-presidente executivo para aplicações da SAP.
“Estamos extasiados com esse novo time da Ticket-Web e da SAP”, diz Joerg Oehmichen, CEO e fundador da Ticket-Web. “Promotores tanto de grandes quanto de pequenos eventos terão, em breve, o poder e o alcance das inovações da SAP em suas mãos. O resultado será a habilidade de chegar mais perto de seus clientes e uma experiência muito mais rica para os fãs”, completa.
Os funcionários da Ticket-Web se tornarão parte da equipe da SAP, e o negócio deve ser fechado durante o segundo trimestre de 2013.