O Banco Volkswagen fechou 2012 com 283.749 contratos no financiamento de automóveis, caminhões e ônibus. Segundo a instituição, é um recorde histórico, que movimentou cerca de R$10 bilhões em novos negócios e gerou um acúmulo em sua carteira de crédito de R$22,4 bilhões. Comparado ao ano anterior, quando o número de contratos fechou em 243.764, a instituição apresenta um crescimento de 16,4%.
Do volume total de contratos, o segmento de automóveis e comerciais leves foi responsável por 259.975 novos negócios, enquanto caminhões e ônibus prospectaram 23.774. Esses índices permitiram ao Banco Volkswagen incrementar sua participação nas vendas totais de veículos Volkswagen novos, sendo 30,9% em automóveis e 47,9% em caminhões e ônibus, perfazendo um total ponderado de 32%, também uma marca inédita.
“Muito mais do que retratar conquistas e recordes históricos, os números do fechamento de 2012 refletem novas e melhores condições de competitividade de nossas empresas, fruto dos esforços de todos os departamentos para a realização dos nossos objetivos”, diz Décio C. de Almeida, diretor-presidente do Banco Volkswagen.
Consórcio Nacional cresce 55,19%
O Consórcio Nacional Volkswagen obteve em 2012 o melhor resultado em 36 anos de história. Foram comercializadas 144.952 novas cotas, um incremento de 55,19% em relação ao mesmo período no ano anterior, quando a instituição fechou o ano com 93.405 cotas vendidas.
A Volkswagen Corretora de Seguros também computou índice positivo em 2012: Cascos fechou o ano com 89.356 apólices vendidas, ao passo que Proteção Financeira registrou 67.354 contratos. As duas modalidades de seguro alcançaram, respectivamente, 7,7% e 25,1% de todos os veículos da marca comercializados no ano passado, melhor participação de mercado desde 2008.
A Volkswagen Serviços Financeiros – formada pelo Banco Volkswagen, Consórcio Nacional Volkswagen e Volkswagen Corretora de Seguros – totalizou 659.740 negócios em 2012, ampliação de 24,6%. “Nesse cenário, a Volkswagen Serviços Financeiros obteve o melhor resultado na trajetória da empresa, com um expressivo crescimento nos volumes das operações e na participação de mercado”, avalia Almeida.