A MAN Latin America implementou uma mudança em seus caminhões e ônibus. Segundo a companhia alemã, ela é a primeira montadora no mercado brasileiro de caminhões e ônibus a adotar a nanotecnologia em seus coxins de motor, gerando ganho de até 50% na vida útil do componente e maior conforto aos motoristas, ao permitir a melhor absorção da vibração do veículo.
“Por atuar em estruturas do tamanho de um bilionésimo de metro, a nanotecnologia permite uma reorganização das estruturas de átomos e moléculas. Foi a solução da MAN Latin America para aprimorar os compostos de borracha e metal do coxim, promovendo assim uma resistência ainda maior ao componente”, afirma a empresa em comunicado publicado em seu site.
Na função de sustentação do motor no chassi, o coxim fica submetido a alto grau de vibração e, caso não absorva adequadamente o impacto, pode gerar uma série de problemas, destaca a companhia.
Mudanças na fabricação
Em um desenvolvimento conjunto entre as engenharias da MAN Latin America e Truck Bus, empresa fornecedora dos coxins, a nanotecnologia foi aplicada em dois processos de fabricação do componente.
A MAN explica que, com a adição de nanocompósitos, a borracha teve sua formulação alterada para resistir melhor à vibração, um fator crítico para a vida útil do coxim. O principal benefício com a reestruturação molecular da borracha foi o aumento significativo de sua resiliência (capacidade de acumular energia sem ocorrer ruptura, deformação ou perda de rendimento). Desta forma, a borracha com nanocompósitos apresenta baixíssimos níveis de termo-oxidação, fator responsável pela degeneração e perda de vida do componente.
Ainda de acordo com a montadora, em outra frente, a estrutura metálica passa agora por um banho de nanocerâmica, possibilitando uma maior aderência à borracha e simplificando inclusive a operação, pois a preparação anterior contava com dois processos em vez de apenas um. Esse tratamento especial evita que a borracha se desprenda do metal, ocasionando a perda do coxim e, dependendo das circunstâncias, comprometendo a vida útil de outros componentes. A otimização dos processos também trouxe grande contribuição na redução dos impactos ambientais, uma vez que foi eliminada a geração de componentes nocivos ao meio ambiente, o que demandava atenção e cuidados especiais por parte da Truck Bus para seu descarte.
A companhia destaca, por fim, que as inovações integram a nova linha Advantech de caminhões e ônibus VW, lançada este ano. “Fomos além da motorização e agregamos uma série de melhorias que fazem a diferença no produto. Empregamos toda nossa expertise em engenharia para países emergentes e escolhemos as melhores soluções de tecnologia”, conclui Gastão Rachou, diretor de Engenharia, Estratégia do Produto e Gerenciamento de Portfólio da MAN Latin America.