Em sua 11ª participação consecutiva na Fruit Logistica, realizada dos dias 6 a 8 de fevereiro, em Berlim, o estande do Brazilian Fruit atraiu diversos compradores de todos os continentes. As empresas brasileiras fizeram contatos com 512 compradores da Europa, Ásia, Oriente Médio e América Latina, que resultaram em um total de US$ 23 milhões em negócios e perspectiva de realizar mais US$102 milhões nos próximos 12 meses.
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) desde 1998, o projeto Brazilian Fruit visa divulgar a produção brasileira de frutas frescas e processadas no exterior. A Fruit Logistica, considerada a maior feira mundial de frutas, verduras e legumes, recebeu, neste ano, 58 mil visitantes de alto escalão comercial, vindos de 130 países.
“Pela participação brasileira na Fruit Logistica, é possível ter uma prévia do desempenho das exportações brasileiras neste ano. Mesmo apresentando recessão econômica, a União Europeia continuará sendo o maior importador de frutas brasileiras e deveremos ter, ao longo de 2013, desempenho semelhante ao ano passado. As frutas tropicais continuam com demanda satisfatória no mercado internacional, e as apresentadas como exóticas têm boas opções de mercado”, afirma Cloves Ribeiro Neto, responsável pela Inteligência Comercial do Brazilian Fruit.
De acordo com dados do Ibraf, em 2012 foram exportadas 693 mil toneladas de frutas frescas do Brasil para 50 países.