Mercedes terá novo túnel de vento aeroacústico

Ficará pronto em meados deste ano o novo túnel de vento aeroacústico da Mercedes-Benz na Alemanha, instalado no centro de desenvolvimento de automóveis de passageiros de Sindelfingen. De acordo com informações da montadora, com seu túnel de vento de mais de 70 anos em Stuttgart-Untertürkheim, a Mercedes foi a primeira fabricante de automóveis a possuir uma instalação desse tipo.

A decisão de construir o novo túnel aeroacústico foi tomada em 2008, e, a partir da metade de 2013, os técnicos da Mercedes-Benz terão acesso pela primeira vez às instalações necessárias diretamente na unidade de Sindelfingen. Juntamente com o túnel climatizado que iniciou operações há dois anos e o novo centro de simulação de direção, ele completa as novas instalações de testes do centro de tecnologia da companhia.

“Computadores e túneis de vento são ferramentas muito importantes que complementam umas às outras perfeitamente. Utilizando cálculos de fluxo numéricos, conseguimos examinar fenômenos aerodinâmicos muito complexos e acompanhar até a menor turbulência para descobrir sua fonte. Já no túnel de vento, conseguimos testar um grande número de variações com muita rapidez. Um dia de trabalho no túnel de vento frequentemente leva a grandes melhorias tanto fora como dentro do veículo”, explica Teddy Woll, chefe do departamento de Aerodinâmica / Túneis de Vento da Daimler AG (controladora da Mercedes-Benz).

Funcionamento do ventilador

Conforme a Mercedes, o novo túnel de vento é configurado segundo o chamado design Göttingen, isto é, o ar é redirecionado para o ventilador após o corredor de medições e reacelerado, o que poupa uma grande quantidade de energia. O ventilador tem nove metros de diâmetro e 18 lâminas que colocam o ar em movimento a uma velocidade máxima de 265 km/h. O torque máximo do motor elétrico do ventilador, 202.150 Nm, é aproximadamente mil vezes maior que o de um automóvel potente.

Amplas medidas para isolar ruídos foram tomadas para permitir o uso como túnel acústico, no qual os ruídos internos e externos do veículo podem ser medidos. Mesmo a 140 km/h, o fluxo de ar na área de medições é tão silencioso como um sussurro.

O elemento central da reta de medições de 19 metros no túnel de vento é o sistema de pesagem e esteiras transportadoras com mesa giratória, pesando cerca de 90 toneladas. O novo túnel de vento tem um sistema de cinco esteiras para simular a movimentação do carro na estrada. Uma pequena esteira corre sob cada roda e uma esteira central com nove metros de comprimento e um metro de largura passa entre as rodas.

Todas as cinco correias são sincronizadas com o vento. Assim, até 265 km/h elas simulam exatamente as condições da estrada. A balança de 24 toneladas onde os veículos são posicionados é extremamente sensível. Os valores obtidos com a ajuda da balança aerodinâmica são usados como base para o cálculo dos coeficientes de resistência aerodinâmica, forças laterais e força ascensional em cada eixo, além de movimentos de inclinação longitudinal, rolagem e desvios longitudinais.

Mercedes-Benz
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