A Volkswagen anunciou seu XL1 como o carro produzido em série mais eficiente do mundo, consumindo 0,9 litro de diesel por 100 quilômetros rodados (equivalente a 111 km/l). De acordo com a montadora, graças ao seu sistema híbrido plug-in (a bateria pode ser recarregada numa tomada), o modelo de dois lugares pode percorrer até 50 quilômetros utilizando apenas eletricidade – consequentemente, sem gerar emissões.
Segundo a fabricante alemã, o XL1 atinge seus objetivos de eficiência por meio de princípios de design esportivos: baixo peso (795 kg), aerodinâmica perfeita (Cd 0,189) e baixo centro de gravidade (1.153 mm de altura). Tais características dão ao modelo a capacidade de rodar na estrada à velocidade constante de 100 km/h utilizando apenas 6,2 kW / 8,4 cv de potência. Em modo totalmente elétrico, o XL1 necessita de menos de 0,1 kWh para percorrer a distância de um quilômetro.
“O consumo de 0,9 litro de diesel por 100 quilômetros é um número recorde, que até hoje não havia sido atingido por nenhum outro veículo. Isso mostra como a Volkswagen vem redefinindo o que é tecnicamente realizável na fabricação de automóveis”, afirma a empresa em comunicado.
O XL1 representa a terceira etapa de evolução da estratégia da Volkswagen no desenvolvimento do “Carro 1-litro” (automóvel capaz de rodar 100 km/l). Enquanto no protótipo L1, apresentado em 2002 e 2009, o motorista e o passageiro sentavam-se um à frente do outro, no XL1 os dois ocupantes ficam lado a lado, de forma quase igual a um veículo convencional.