A SAP AG anunciou, nesta segunda-feira (25), planos para adquirir a SmartOps, empresa de software para otimização de níveis de estoque e serviços. De acordo com a gigante alemã de aplicações de software empresarial, a aquisição abre caminho para que a SAP desenvolva, explorando a plataforma SAP HANA, soluções para “cadeias de suprimentos em tempo real” que permitam aos clientes conduzir seus negócios em tempo real – analisando, fazendo previsões, reagindo e se ajustando instantaneamente.
“A SmartOps fornece importantes parâmetros operacionais e metas para o planejamento da gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management – SCM). As soluções da companhia coordenam variáveis envolvendo capacidade, estoque, demanda, lead time e disponibilidade de produto para permitir que os clientes otimizem os níveis de estoque e serviços, liberando capital de giro para inovação e crescimento”, disse a SAP em comunicado.
Segundo analistas ouvidos pela companhia, o mercado de software para cadeia de suprimentos é grande e diversificado em termos de ofertas e está em crescimento. Eles preveem um crescimento anual de 7,7 %, superando US$ 9 bilhões até o final de 2013.
“Estamos em um momento de transição no mercado global de tecnologias de oferta e demanda”, afirma Abdul Razack, vice-presidente sênior e chefe da área de Engajamento de Clientes e Projetos Estratégicos da SAP. “Com a aquisição da SmartOps, a SAP será capaz de acelerar e melhorar significativamente o desempenho das soluções de gestão de cadeia de suprimentos em tempo real que garantem aos clientes importante vantagem competitiva para obter sucesso e promover o crescimento dos negócios.”
“Juntar-se à SAP é um movimento estratégico e empolgante para nós”, destaca Martin Barkman, presidente e CEO da SmartOps. “Tendo já abraçado a necessidade tanto de soluções locais quanto baseadas na nuvem, a perspectiva de desenvolvimento delas sobre SAP HANA vai nos levar a novos patamares de inovação tecnológica.”
Conforme a SAP, como parte da aquisição, os funcionários da SmartOps se unirão à companhia, e a transação deve ser concluída no primeiro trimestre de 2013, sujeita às condições habituais de negociação.