O Instituto de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulgou, nesta quarta-feira (6), sua segunda estimativa para o desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro e da União Europeia (UE) em 2012: queda de 0,6% na zona do euro e de 0,3% na UE. O resultado para o conjunto dos 17 países que utilizam o euro como moeda comum ficou um pouco maior do que a estimativa anterior, divulgada em 14 de fevereiro, que havia sido de -0,5%. O da UE permaneceu inalterado.
No 4º trimestre do ano passado, o PIB da zona do euro caiu 0,6%, e o da União Europeia, 0,5% na comparação com o trimestre anterior (mesmos resultados de fevereiro).
Entre os países com dados do 4º trimestre disponíveis, os que tiveram os maiores crescimentos do PIB na comparação com o 3º trimestre foram Letônia (+1,3%), Estônia (+0,9%) e Lituânia (+0,7%), e os que tiveram as maiores quedas, Portugal (-1.8%), Chipre e Eslovênia (-1,0%). A Alemanha teve queda de 0,6% de outubro a dezembro, e crescimento de 0,7% em todo 2012.